10 fatos fascinantes sobre a cobra sucuri (anaconda)

Cobra Sucuriju, é uma cobra gigante lendária, descrita possuindo até 40 metros de comprimentos e pesando cerca de 5 toneladas. Algumas tribos da Amazônia falam da sucuri gigante como anaconda, referindo-se a ela como a criadora do rio Amazonas.

Esta é uma cobra da família Boidae, que pertence ao gênero Eunectes. Por causa do seu tamanho a sucuri é uma cobra muito assustadora. Frequentemente são descritos casos de humanos devorados por essas serpentes, mas não existem provas concretas desses acontecimentos. Conheça então os 10 fatos fascinantes sobre a sucuri.

10. Existem quatro espécies de sucuris

sucuri-verde-anaconda
Perito Animal

De acordo com Bill Heyborne, um herpetólogo e professor de biologia da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, existem quatro espécies reconhecidas de anaconda. São a anaconda verde, a anaconda amarela ou paraguaia, anaconda de manchas escuras e a anaconda de Beni ou Bolívia. 

Elas podem ser diferenciadas uns dos outros geneticamente,mas também em seu tamanho e alcance geográfico. Ainda segundo Heyborne quando a maioria das pessoas diz “anaconda”, elas estão referindo à sucuri verde, a maior das quatros espécies.

9. A sucuri verde é cobra mais pesada do mundo

anaconda-sucuri

O peso da sucuri verde não é conhecido com exatidão, mas estima-se que pode chegar a pesar 250 kg, segundo National Geographic. Em média provavelmente está entre 45 a 68 kg.

Fiel ao seu nome, estes são marrom esverdeado, verde-oliva ou-esverdeado. Eles possuem manchas ovais pretas ou marrons na parte de trás da parte média a posterior de seus corpos. Seus lados são às vezes mais amarelos com manchas em forma de ovo com centros amarelos.

8. Vivem em rios e pântanos 

sucuri-cobra

As sucuris normalmente vivem em rios e pântanos tropicais,seja nas florestas tropicais ou nas pastagens. Eles prosperam no calor, umidade e densa folhagem da floresta. Eles passam a maior parte do tempo nadando ou espreitando em rios escuros e lentos e córregos lentos. Colocam-se em galhos suspensos sobre a água, que podem facilmente cair se necessário.

7. A sucuri é a maior cobra Brasileira

sucuri-verde

Atingindo cerca de 9 metros de comprimento e chegando apesar 250 kg, a sucuri-verde em termos de comprimento fica atrás apenas da piton-reticulada, que vive na Ásia e pode chegar a medir até 11 metros. 

6. Existem três espécies de sucuris no Brasil

sucuri-anaconda

Para além da sucuri verde (Eunectes murinus) há também a amarela (Eunectes notaeus) e a sucuri-malhada (Eunectes deschauenseei). Elashabitam locais diferentes e tem caraterísticas distintas. A amarela vive no Pantanal, é menor e tem coloração mais chamativa. A verde é mais robusta e tem cor escura para poder se esconder melhor no seu habitat, a Floresta Amazônica.

A sucuri-malhada é a mais pequena espécie do gênero Eunectes e pode ser encontrada no leste do Pará. Nenhuma das três é venenosa, mas ambas tem fama de devoradoras. Por ser uma serpente constritora, ou seja, mata apresa enrolando-se em volta do corpo dela para sufoca-la. Procurando então não quebrar os osso da presa para não correr o risco de se machucar na hora de se alimentar.

5. Elas vivem em média 10 anos no seu habitat natural

cobra-sucuri-anaconda

Há uma regra que diz que animais maiores geralmente vivem mais do que os menores. Enquanto que as cobras pequenas vivem entre 6 a 8 anos,as anacondas vivem cerca de 10 anos na natureza. Mas se for em cativeiro podem viver até 30 anos.

4. As anaconda possuem dentes

cobra-sucuri-anaconda

As sucuris são cobras não venenosas, mas isso não significa que elas não possuem dentes. As anacondas tem seis fileiras de dentes apontar para trás, quatro no maxilar superior e dois no inferior.  

Mas se elas engolem as suas presas, para que servem os dentes? A resposta é que sucuris usam seus dentes afiados para agarrar suas presas, evitando assim que elas escapem quando envolvem seus corpos ao redor e lentamente sufocam-nas até a morte.

3. Elas estão ameaçadas de extinção?

cobra-sucuri
Hype Science

Atualmente as anacondas não estão ameaçadas e seus números parecem ser mais ou menos estáveis. Mas no entanto elas enfrentam perseguição por seres humanos, visto que elas são frequentemente mortas devido ao medo da ingestão humana. 

A maior ameaça que as sucuris enfrentam é sem dúvida, a perda de uma habitat adequado, já que as florestas tropicais são derrubadas por madeira ou agricultura.

2. Qual é significado do nome cientifico de anaconda

conra-sucuri-anaconda

Eunectes, significa “bom nadador”, e não é à toa que ela passa a maior parte do seu tempo dentro da água. Por causa do seu tamanho as sucuris tem dificuldade em se mover em terra, mas pode facilmente flutuar pela água e é capaz de nadar rapidamente. 

Elas ainda podem prender a respiração dentro de água por dez minutos. Quando elas querem se secar, escalam galhos de árvores, pendurando-separa secar, em vez de estenderem-se em terra.

1. As anacondas só podem ser encontradas na América do Sul

cobra-sucuri-anaconda

Todas as anacondas vivem na América do Sul a leste dos Andes. As anacondas verdes são encontradas na bacia amazônica brasileira, na bacia do Orinoco, na Colômbia, na Venezuela, no Equador, no Peru, na Bolívia,em Trinidade e nas Guianas.

As anacondas amarelas vivem no Paraguai, sul do Brasil, Bolívia e nordeste da Argentina. A anaconda de Beni ou Bolívia é encontrada apenas em uma parte da Bolívia. A sucuri mancha escura vive no Brasil e na Guiana Francesa.

COMPARTILHAR