10 monstros e criaturas da mitologia grega

Mas afinal, o que faz um herói? Com certeza é ter monstros para lutar, há várias criaturas que são mencionadas na mitologia grega. A maioria dessas criaturas míticas está intimamente relacionada com os deuses e muitas vezes enviadas pelos deuses para realizar uma determinada tarefa.

Alguns desses monstros eram violentos contra todos, atacando e aterrorizando terras próximas, alguns envolvidos apenas em batalha quando sua tarefa era comprometida. Enquanto outros eram criaturas pacíficas, muitas vezes interagindo com os seres humanos.

 

10. Esfinge

Esfinge
RZ100

Este era um mítico monstro, que possuía a cabeça de um humano e um corpo de um leão. Na mitologia grega esfinge era considerada uma mulher. Além de uma cabeça humana e corpo de leão, possuía também as asas de uma águia e a cauda de uma serpente.

Segundo o mito, ela morava do lado de fora da cidade de Tebas e pedia um enigma para todos os viajantes, afim de deixá-los passar. Esfinges também aparecem na mitologia egípcia, sendo que as duas culturas tinham ligações estreitas e influenciaram-se consideravelmente entre si.

9. Ciclope

Ciclope
Mitologia Grega Br

Este era mais um monstro da mitologia grega, membro de uma raça primordial de gigantes, que possuíam um único olho no meio da testa. Segundo o mito havia três deles: Arges, Steropes e Brontes todos eles ferreiros. Eles eram filhos de Urano e Gaia (deuses gregos primitivos), teriam sido presos por Cronus (titã), mas foram libertados por Zeus, para quem forjaram o seu famoso raio como sinal de gratidão.

Em um outro momento posterior, os poetas falaram de um outro tipo de ciclope, uma raça de pastores de olhos sóbrios e violentos que moravam em cavernas da ilha de Sicília.

8. Quimera

Quimera
Mitologia Grega Br

Quimera era um monstro hibrido da mitologia grega, que era filho de Tifon e Echidna e irmão de Cérbero. Tinha uma cabeça e um corpo de leão, assim como uma cabeça de uma cabra que estava presa ás costas e uma cauda que terminava com a cabeça de uma cobra.

Residia na Lícia, um lugar na Ásia Menor, onde teria devastado as terras com seu sopro de fogo. Foi morta por Bellerophon, com ajuda de Pégaso (cavalo com asas), em que ele cavalgava nas costas de Pégaso voando e atirando flechas no monstro.

7. Empusa

Empusa
Pinterest

Eram temíveis demonizas que assumiam forma de mulheres bonitas para atrair jovens para suas camas para então alimentarem das carnes e ossos deles. Por detrás da fachada ilusória, as criaturas eram verdadeiramente demoníacas.

As empusas possuíam cabelos flamejantes e duas pernas desencontradas: uma de burro e uma de boi. Elas seriam então o equivalente antigo dos vampiros e súcubos – fantasmas e demônios vampíricos.

6. Hidra

Hidra
Portal dos Mitos

Na mitologia grega Hidra era um monstro que tinha a aparência de uma serpente. Ela então seria também filha de Tifão e Echidna. Hidra possuía várias cabeças, se você cortasse uma cabeça, mas duas voltariam a crescer.  É dito também que seus dentes eram capazes de levantar esqueletos dos mortos.

Em um dos seus doze trabalhos Hércules matou Hidra. Ela vivia no lago de Lerna, na Argólida. Para derrotar Hidra Hércules foi buscar ajuda do seu amigo Lolaus. Após matar a criatura ele coletou o sangue venenoso de Hidra, onde ele usou em suas flechas para matar outros monstros.

5. Cila

Cila
Mitologia Online

Cila, segundo o mito grego era também mais uma criatura que viveu em um lado de um canal estreito de água. A maioria das fontes não menciona quem são os pais de Cila. Este monstro é mencionado na Odisseia de Homero, no qual Ulisses e seus companheiros tentam voltar para sua ilha natal, Itaca, após o termino da guerra de Tróia.

Ulisses é aconselhado por uma bruxa a navegar perto do canal onde habitava o monstro, pois se fizer o contrário acabaria por perder o navio por completo, então seguindo o conselho da bruxa ele navega perto de Cila, que devora alguns de seus companheiros.

4. Cérbero

Cérbero
Revolução Nerd

Conhecido como o cão de Hades, Cérbero era o monstro mitológico grego, um cão que possuía várias cabeças. Ele guardava os portões do submundo onde impedia que os mortos saíssem. Cérbero é descrito geralmente possuindo três cabeças, uma de serpente por uma cauda e cobras saindo de partes do corpo.

Na Teologia de Hesíodo ele é descrito possuir cinquenta cabeças. Na arte ele é mais comumente representado possuindo apenas duas cabeças. Cérbero é principalmente famoso por sua captura por parte de Hércules.

3. Minotauro

Minotauro
Mitologia Grega Br

Minotauro é uma criatura mítica que é retratada nos tempos clássicos possuindo uma cabeça e cauda de um touro e um corpo de um humano. Ele habitava o centro de um labirinto uma construção elaborada em forma de labirinto, projetada pelo arquiteto Dédalo e seu filho Ícaro, sob o comando do rei Minos de Creta.

Minotauro era conhecido em Creta pelo nome de Asterion, um nome compartilhado com o pai adotivo de Minos. Este monstro foi morto pelo herói ateniense Teseu.

2. Medusa

Medusa
Fatos Desconhecidos

Monstro da mitologia grega, Medusa é geralmente descrita como uma mulher que possuía no lugar dos cabelos cobras venenosas. Quem olhasse para o rosto dela transformaria em pedra. A maioria das fontes citam-na como filha de Fórcis e Ceto, segundo o Hesíodo, ela teria vivido e morrido na ilha de Sarpedon, um lugar perto de Cistena (cidade grega antiga).

Ela foi decapitada pelo herói grego Perseu, que depois usou sua cabeça como arma, que manteve sua capacidade de transformar os espetadores em pedra. Depois ofereceu a cabeça a deusa Atena para colocar em seu escudo.

1. Tifão

Tifão
Mitologia e Fantasia

Esta serpente gigante é a mais mortal criatura da mitologia grega, que era filho de Gaia e do Tártaro. Tifão teria tentado derrubar Zeus pela supremacia do cosmos. Os dois teriam lutado uma batalha cataclísmica, que Zeus finalmente ganhou com ajuda dos seus raios.

Derrotado ele foi mandado ao Tártaro ou enterrado sob o Monte Etna. Segundo Hesíodo ele era terrível, escandaloso e fora da lei, imensamente poderoso, e em seus ombros havia cem cabeças de serpentes, que emitiam fogo e todo tipo de ruído.

COMPARTILHAR