100 frases de Fernando Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa, foi um filósofo, dramaturgo, poeta, ensaísta, tradutor, astrólogo, inventor, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português.

Tendo sido o mais universal poeta português, ele foi um dos mais importantes poetas da língua portuguesa. Sendo a figura central do modernismo português, seus poemas eram voltados para temas tradicionais de Portugal.

1. Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.

2. Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

3. Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.

4. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

5. Tenho em mim todos os sonhos do mundo.fraeses-fernando-pessoa

6. Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.

7. A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.

8. O poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente.

9. Para viajar basta existir.

10. O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.frases-Fernando-Pessoa

11. Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugná-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito.

12. O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.

13. Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?

14. Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?

15. Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.frases -Fernando-Pessoa

16. A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.

17. Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.

18. Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente.

19. Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

20. Amar é cansar-se de estar só: é uma covardia portanto, e uma traição a nós próprios (importa soberanamente que não amemos).frases-fernando-pessoa

21. Toda a poesia – e a canção é uma poesia ajudada – reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste.

22. Tudo que existe talvez porque outra coisa existe. Nada é, tudo coexiste: talvez assim seja certo.

23. O amor é um sono que chega para o pouco ser que se é.

24. Tudo que se passa no onde vivemos é em nós que se passa. Tudo que cessa no que vemos é em nós que cessa.

25. Ver e ouvir são as únicas coisas nobres que a vida contém. Os outros sentidos são plebeus e carnais. A única aristocracia é nunca tocar.frases-Fernando-Pessoa

26. Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.

27. A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são.

28. O pensamento pode ter elevação sem ter elegância, e, na proporção em que não tiver elegância, perderá a ação sobre os outros. A força sem a destreza é uma simples massa.

29. A bondade é a delicadeza das almas grosseiras.

30. A única atitude intelectual digna de uma criatura superior é a de uma calma e fria compaixão por tudo quanto não é ele próprio. Não que essa atitude tenha o mínimo cunho de justa e verdadeira; mas é tão invejável que é preciso tê-la.frases-Fernando-Pessoa

31. Todo o homem de ação é essencialmente animado e otimista porque quem não sente é feliz.

32. O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar.

33. A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação.

34. As figuras imaginárias têm mais relevo e verdade que as reais.

35. Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjetividade.frases-Fernando-Pessoa

36. Correr riscos reais, além de me apavorar, não é por medo que eu sinta excessivamente – perturba-me a perfeita atenção às minhas sensações, o que me incomoda e me despersonaliza.

37. A única maneira de teres sensações novas é construíres-te uma alma nova.

38. O povo nunca é humanitário. O que há de mais fundamental na criatura do povo é a atenção estreita aos seus interesses, e a exclusão cuidadosa, praticada sempre que possível, dos interesses alheios.

39. Viver não é necessário. Necessário é criar.

40. É preciso ser um realista para descobrir a realidade. É preciso ser um romântico para criá-la.frases-Fernando-Pessoa

41. Considerar a nossa maior angústia como um incidente sem importância, não só na vida do universo mas da nossa mesma alma, é o princípio da sabedoria.

42. Tudo o que dorme é criança de novo. Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não se dá conta da vida, o maior criminoso, o mais fechado egoísta, é sagrado, por uma magia natural, enquanto dorme. Entre matar quem dorme e matar uma criança não conheço diferença que se sinta.

43. Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo.

44. Ver muito lucidamente prejudica o sentir demasiado. E os gregos viam muito lucidamente. Por isso pouco sentiam. Daí a sua perfeita execução da obra de arte.

45. Haja ou não deuses, deles somos servos.frases-Fernando-Pessoa

46. A renúncia é a libertação. Não querer é poder.

47. Nunca sabemos quando somos sinceros. Talvez nunca o sejamos. E mesmo que sejamos sinceros hoje, amanhã podemos sê-lo por coisa contrária.

48. Viver é ser outro. Nem sentir é possível se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir – é lembrar hoje o que se sentiu ontem, ser hoje o cadáver vivo do que ontem foi a vida perdida.

49. O mundo é de quem não sente. A condição essencial para se ser um homem prático é a ausência de sensibilidade.

50. Para realizar um sonho é preciso esquecê-lo, distrair dele a atenção. Por isso realizar é não realizar.frases-Fernando-Pessoa

51. Possuir é perder. Sentir sem possuir é guardar, porque é extrair de uma coisa a sua essência.

52. Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também.

53. De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos.

54. Tudo quanto vive, vive porque muda; muda porque passa; e, porque passa, morre. Tudo quanto vive perpetuamente se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida.

55. Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós traz consigo um crime feito ou o crime que a alma lhe pede para fazer.frases-Fernando-Pessoa

56. Ter opiniões é estar vendido a si mesmo. Não ter opiniões é existir. Ter todas as opiniões é ser poeta.

57. O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio.

58. E a minha alma alegra-se com seu sorriso, um sorriso amplo e humano, como o aplauso de uma multidão.

59. Boa é a vida, mas melhor é o vinho. O amor é bom, mas é melhor o sono.

60. Não existem amores perfeitos, mas amantes acomodados.frases-Fernando-Pessoa

61. A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias. Cada coisa é o que é. E é difícil explicar a alguém quanto isso me alegra, e quanto isso me basta. Basta existir para se ser completo.

62. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.

63. Não é o tédio a doença do aborrecimento de nada ter que fazer, mas a doença maior de se sentir que não vale a pena fazer nada.

64. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.

65. Minha alma está cansada da minha vida.frases-Fernando-Pessoa

66. Sábio é quem se contenta com o espetáculo do mundo.

67. Se assim aconteceu, assim está certo!

68. Saber não ter ilusões é absolutamente necessário para se poder ter sonhos.

69. Todas as cartas de amor são ridículas, não seriam cartas de amor se não fossem ridículas.

70. Eu sou o intervalo entre o meu querer e o que a vontade dos outros fez de mim.frases-Fernando-Pessoa

71. Não é por nada que olho: é que eu gosto de ver as pessoas sendo.

72. Mesmo a ausência dele é uma coisa que está comigo. E eu gosto tanto dele que não sei como o desejar.

73. Hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu.

74. Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir.

75. Minha Pátria é minha língua. Pouco se me dá que Portugal seja invadido, desde que não mexam comigo.frases-Fernando-Pessoa

76. Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho.

77. Não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram.

78. A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos.

79. Tudo é incerto e derradeiro. Tudo é disperso, nada é inteiro.

80. Outras vezes ouço passar o vento, e acho que só para ouvir passar o vento vale a pena ter nascido.frases-Fernando-Pessoa

81. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu.

82. Quem tem alma não tem calma.

83. Põe tudo o que és na mais pequena coisa que faças.

84. Valeu a pena? Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.

85. Duvido, portanto penso.frases-Fernando-Pessoa

86. Não sei o que sinto, não sei o que quero, não sei o que penso nem o que sou.

87. Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que meus olhos podem ver.

88. Quanto amei ou deixei de amar, é a mesma saudade em mim.

89. O que me dói não é o que há no coração, mas essas coisas lindas, que jamais existirão…

90. Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol.frases-Fernando-Pessoa

91. Sem verdade, sem dúvida, nem dono. Boa é a vida, mas melhor é o vinho. O amor é bom, mas é melhor o sono.

92. Não me venham com conclusões! A única conclusão é morrer.

93. Nós nunca nos realizamos. Somos dois abismos – um poço fitando o céu.

94. O mundo é para quem pode conquistá-lo e não para quem pensa que pode conquistá-lo.

95. Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma.frases-Fernando-Pessoa

96. Que sei eu do que serei eu que não sei o que sou? Ser o que penso? Mas penso ser tanta coisa! E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!

97. Sou o que penso, mas penso ser tantas coisas.

98. Mudem-me os deuses os sonhos, mas não o dom de sonhar.

99. Nada se sabe, tudo se imagina.

100. E afinal o que quero é fé, é calma, e não ter essas sensações confusas.

COMPARTILHAR