101 frases de Caio Fernando Abreu

Durante sua vida Caio Fernando Abreu foi jornalista, dramaturgo e escritor. É tido como um dos maiores contistas do Brasil e um legitimo representante da geração que marcou a cena cultural do país nos anos 80.

Possuindo um estilo econômico e bem pessoal de escrita, ele fala de sexo, de medo, de morte e solidão. Ganhou três vezes o Prêmio Jabuti de Literatura. Compilamos as frases de Caio Fernando Abreu sobre vida, amor e entre outros.

1. Estou me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém. Estou me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que me quer bem.

2. Mudei muito, e não preciso que acreditem na minha mudança para que eu tenha mudado.

3. E, de qualquer forma, às cegas, às tontas, tenho feito o que acredito, do jeito talvez torto que sei fazer.

4. Apaixone-se quando estiver pronto, não quando estiver solitário.

5. Só que homossexualidade não existe, nunca existiu. Existe sexualidade – voltada para um objeto qualquer de desejo. Que pode ou não ter genitália igual, e isso é detalhe. Mas não determina maior ou menor grau de moral ou integridade.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

6. Não importa quanto vá durar – é infinito agora.

7. Quando partiu, levava as mãos no bolso, a cabeça erguida. Não olhava para trás, porque olhar para trás era uma maneira de ficar num pedaço qualquer para partir incompleto, ficado em meio para trás. Não olhava, pois, e, pois não ficava. Completo, partiu.

8. Menos pela cicatriz deixada, uma ferida antiga mede-se mais exatamente pela dor que provocou, e para sempre perdeu-se no momento em que cessou de doer, embora lateje louca nos dias de chuva.

9. Sei lá, tem sempre um pôr-do-sol esperando para ser visto, uma árvore, um pássaro, um rio, uma nuvem. Pelo menos sorria, procure sentir amor. Imagine. Invente. Sonhe. Voe.

10. Quem procura não acha. É preciso estar distraído e não esperando absolutamente nada. Não há nada a ser esperado. Nem desesperado.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

11. Penso, com mágoa, que o relacionamento da gente sempre foi um tanto unilateral, sei lá, não quero ser injusto nem nada – apenas me ferem muito esses teus silêncios.

12. Depois de todas as tempestades e naufrágios o que fica de mim e em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro.

13. Na minha memória – tão congestionada – e no meu coração – tão cheio de marcas e poços – você ocupa um dos lugares mais bonitos.

14. Não, meu bem, não adianta bancar o distante: lá vem o amor nos dilacerar de novo…

15. Te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em tudo outra vez.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

16. Nada em mim foi covarde, nem mesmo as desistências: desistir, ainda que não pareça, foi meu grande gesto de coragem.

17. Se algumas pessoas se afastarem de você, não fique triste, isso é resposta da oração: “livrai-me de todo mal, amém”.

18. E eu me pergunto se viver não será essa espécie de ciranda de sentimentos que se sucedem e se sucedem e deixam sempre sede no fim.

19. Não é saudade, porque para mim a vida é dinâmica e nunca lamento o que se perdeu – mas é sem dúvida uma sensação muito clara de que a vida escorre talvez rápida demais e, a cada momento, tudo se perde.

20. Coragem, às vezes, é desapego. É parar de se esticar em vão, para trazer a linha de volta. É aceitar doer inteiro até florir de novo.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

21. Se eu disser que eu te amo, acredite. Não sou de brincar com sentimentos, sei o quanto dói.

22. Se você souber olhar as coisas dum jeito mágico, tudo fica mais bonito.

23. Para seu próprio bem guarde este recado: alguma coisa sempre faz falta. Guarde sem dor, embora doa, e em segredo.

24. Endureci um pouco, desacreditei muito das coisas, sobretudo das pessoas e suas boas intenções.

25. Daqui a 50 anos eu ainda vou saber seu nome e vou me lembrar de todas as vezes que você me fez sorrir. Na minha memória, tão congestionada – e no meu coração – tão cheio de marcas e poços – você ocupa um dos lugares mais bonitos.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

26. Cuidado com as ilusões, mocinha, profundas e enganosas feito o mar.

27. A vida me parece bela e mágica, mas morro de saudade de você.

28. Porque chega uma hora em que você tem que escolher a vida. Eu talvez não saiba bem ainda o que isso significa, mas é claro para mim que a hora desta escolha é agora, está acontecendo.

29. Pertencia àquela espécie de gente que mergulha nas coisas às vezes sem saber por quê, não sei se na esperança de decifrá-las ou se apenas pelo prazer de mergulhar…

30. Discretamente enviei sinal de socorro aos amigos. Ninguém ajudou. Me virei sozinho. Isso me endureceu um pouco mais.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

31. Apronto agora os meus pés na estrada. Ponho-me a caminhar sob sol e vento. Eles secam as lágrimas, vou ali ser feliz e não volto.

32. Eu quero um punhado de estrelas maduras. Eu quero a doçura do verbo viver.

33. Eu sinto ciúme quando alguém te abraça, porque por um segundo essa pessoa está segurando meu mundo inteiro.

34. Tenho aprendido coisas com ele. Nada muito sensacional, coisas simples, pequenas alegrias.

35. Não temos culpa, tentei. Tentamos.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

36. Não que eu seja frio, só estou um pouco mais duro e menos preocupado em entretecer ternuras.

37. Pelo menos alguma coisa eu devo ter feito certo. Porque tenho certeza que você vai lembrar de mim, ainda que não queira.

38. Sinto impulsos covardes, assustadiços e escapistas de voltar. Também porque sinto saudade, muita, de tudo. Mas sei que não devo.

39. Vamos dizer adeus aos pensamentos tristes e que só reste as boas lembranças. Só reste amor no peito, pois no fim o que vale a pena é ser feliz.

40. Não tenha medo, menina. Você vai encontrar um jeito certo, embora não exista o jeito certo. Mas você vai encontrar o seu jeito, e é ele que importa.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

41. Meu coração é um sorvete colorido de todas as cores, é saboroso de todos os sabores. Quem dele provar, será feliz para sempre.

42. Meu irmão, a gente tem que descobrir maneiras — sejam quais forem — de ficarmos fortes.

43. Um dia a gente aprende a conviver com uns. E a sobreviver sem outros.

44. Corri, tentei fugir, mas quando tem que ser, não adianta, será.

45. Confesso! Às vezes tenho vontade de sair por aí destruindo corações, pisando em sentimentos alheios ou sei lá, alguma coisa que me faça realmente merecer esse meu sofrimento no amor.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

46. Mesmo que a gente se perca, não importa. Que tenha se transformado em passado antes de virar futuro. Mas que seja bom o que vier, para você, para mim.

47. Tem horas que eu me perco sem você aqui, aí eu lembro: tá tão longe de mim. E o meu coração grita: mas tá aqui dentro.

48. Eu chorei um oceano inteiro essa noite. Eu precisava esvaziar.

49. Engole teu coração e se ama por dentro.

50. Eu retribuo o sorriso. Eu correspondo ao abraço. Eu digo sim. Eu quero sim. Eu sinto sins.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

51. Então sigo assim, penso em você, sorrio, e rezo, peço pra Deus cuidar da gente.

52. Então, que seja doce. Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim: que seja doce.

53. Tenho amigos tão bonitos. Ninguém suspeita, mas sou uma pessoa muito rica.

54. A sua vida só vai pra frente depois que você se desapega das pessoas que te levam pra trás.

55. Eu ando tomando o rumo certo agora, me deseje sorte!frases-de-Caio-Fernando-Abreu

56. Sem rancor, sem saudade, sem tristeza. Sem nenhum sentimento especial a não ser a certeza de que, afinal, o tempo passou.

57. Eu, cansei. Já não estou mais na idade… O que importa é que você entra por um ouvido meu e sai pelo outro, sabia? Você não fica. Você não marca. Eu sei que fico em você…

58. Uma pressa, uma urgência. E uma compulsão horrível de quebrar imediatamente qualquer relação bonita que mal comece a acontecer. Destruir antes que cresça.

59. Mergulho no cheiro que não defino, você me embala dentro dos seus braços e você me beija e você me aperta e você me aquieta repetindo que está tudo bem, tudo, tudo bem…

60. Eu já não tenho mais idade para fazer de conta. Eu não quero fingir. Eu não posso fingir que isso aqui é um castelo, que nós somos mágicos e encantados.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

61. Um café e um amor. Quentes, por favor. Pra ter calma nos dias frios, pra dar colo quando as coisas estiverem por um fio.

62. Uma mistura de sentimentos dentro de mim neste momento, mas vou deixar se sobressair apenas os bons, apenas os que trazem a felicidade.

63. Não existe nada de mais esterilizante do que a perfeição de não se querer nada além do que está à nossa volta.

64. Você sabia que, em tcheco, amor é laska? Não é perfeito?

65. Nós vamos nos ver, nós vamos conversar, sair juntos, provavelmente nos tocar — e de repente tudo pode realmente ser. Ou não.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

66. Uma coisa é certa: está tudo errado.

67. Ignore, não ligue, não responda. O silêncio destrói qualquer um.

68. Que imensa miséria o grande amor – depois do não, depois do fim – reduzir-se a duas ou três frases frias ou sarcásticas.

69. Não fique aí remando contra a maré. Se não for pra ser, não vai ser.

70. Uma pessoa não é um doce que você enjoa, empurra o prato e diz: não quero mais.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

71. Sou eu sozinha quem carrega todo esse peso nas costas, isso ninguém percebe, ninguém valoriza. Não, eu não nasci para viver neste tempo.

72. E nessa estrada quero achar gente doce, límpida, verdadeira e disposta. Quero topar com luz, desapego e paz.

73. Estou tirando férias, dando um tempo disso, chega de amar, chega de me doar, chega de me doer… Pelo menos por enquanto.

74. A gente teve uma hora que parecia que ia dar certo. Ia dar, ia dar, sabe quando vai dar?

75. Por isso eu acho que a gente se engana, às vezes. Aparece uma pessoa qualquer e então tu vai e inventa uma coisa que na realidade não é.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

76. Sem tempo para compreenderem. Abraçaram-se fortemente…

77. Que comece agora. E que seja permanente essa vontade de ir além daquilo que me espera.

78. Por tudo que há de mal no mundo, nós merecemos o máximo do bom. Sem culpa.

79. Eu te amo. Mesmo negando. Mesmo deixando você ir. Mesmo não te pedindo pra ficar. Mesmo estando longe, eu te amo. E amo mesmo.

80. Acho que a gente tem que vencer. Ou lutar. E ficar bem. Feliz. Criar. Fazer. Se mexer. Odeio autodestruição.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

81. Tenho dias lindos, mesmo quietinhos.

82. Pensei em você. Eram exatamente três da tarde quando pensei em você. Sei porque sacudi a cabeça como se você fosse uma tontura dentro dela e olhei o digital no meio da avenida.

83. Só uma coisa era fundamental e dificílima: acreditar!

84. Seria apenas mais uma história, se não tivesse tocado a alma.

85. As coisas têm que passar, os dias têm que mudar, os ares têm de ser novos e a vida continua, com ou sem qualquer um.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

86. É como se mil pessoas se importassem com você, menos uma. E, de alguma forma, era a única que você necessitava que se importasse.

87. O tempo tem uma forma maravilhosa de nos mostrar o que realmente importa.

88. Prefiro reconhecer com o máximo de tranquilidade possível que estou só do que ficar à mercê de visitas adiadas, encontros transferidos…

89. Tem umas coisas que a gente vai deixando, vai deixando, vai deixando de ser e nem percebe.

90. A vida é curta, viva. O amor é raro, aproveite. O medo é terrível, enfrente. As lembranças são doces, aprecie.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

91. Amor não mata. Não destrói, não é assim. Aquilo era outra coisa, aquilo era ódio.

92. Na vida, as coisas mais doces custam muito a amadurecer. Mas isso é pensamento de gente grande, deixa pra lá.

93. Se hoje o sol sair, eu te prometo o céu.

94. Um amigo me chamou para ajudá-lo a cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso. E fui. Não por nobreza: cuidar dele faria com que eu me esquecesse de mim.

95. Só eu sei que cheguei à humildade máxima que um ser humano pode atingir: confessar a outro ser humano que precisa dele para existir.frases-de-Caio-Fernando-Abreu

96. Hoje existir me dói feito uma bofetada.

97. É só se manter longe. Longe, bem longe. Que longe nada afeta. Ou quase nada.

98. Vamos acordar! Vamos acordar! Tem gente furando a fila e sendo feliz no nosso lugar.

99. Já não sou o mesmo, como você também não é. Endureci um pouco, desacreditei muito das coisas, sobretudo das pessoas e suas boas intenções.

100. Pudesse abrir a cabeça, tirar tudo para fora, arrumar direitinho como quem arruma uma gaveta.

101. Estou dum jeito que me afastei muito de tudo e ir até a esquina às vezes é uma aventura.

COMPARTILHAR