11 fatos fascinantes sobre os olhos castanhos

Os olhos castanhos são mais comuns em todo o mundo e a sua prevalência varia de acordo com a geografia. Apesar de sua prevalência não quer dizer que todos os olhos castanhos são iguais, pois existe variação na aparência de pessoa para pessoa. Podemos encontrar pessoas com olhos castanhos claros, castanhos esverdeados e castanhos médios e escuros.

11. Pessoas de olhos castanhos são mais confiáveis

olhos-castanhos

Em uma pesquisa que foi realizada na República Tcheca, foi pedido aos estudantes para olhar para 80 fotos de seus colegas estudantes. Eles teriam que avaliar os estudantes das fotografias quanto a confiabilidade numa escala de 1 a 10.

As fotos continham apenas indivíduos com olhos castanhos e azuis. O resultado da pesquisa revelou então que pessoas com olhos castanhos eram percebidas como sendo mais confiáveis do que aquelas que tinham olhos azuis.

10. Maioria da população tem olhos castanhos

olhos-castanhos-

Sendo originais e lindos, estimativas sugerem que aproximadamente 65% das pessoas de todo mundo têm olhos castanhos. Tendo em conta que o mundo possui em torno de 7 bilhões de pessoas. Se formos pela matemática, isso quer dizer que mais de metade da população mundial possui olhos castanhos.

9. Entenda a ciência por trás dos olhos castanhos

olhos castanhos

O que determina a cor dos olhos é um pigmento chamado de melanina presente na íris do olho. Os olhos com pouca melanina na íris são azuis, os olhos com um pouco mais de melanina são verdes, avelãs ou castanhos claros ou esverdeados. E aqueles com alta concentração de melanina são marrons médios ou escuros.

8. Mitos sobre olhos castanhos

mulher.olhos-castanhos

Por causa do seu brilho, é normal que hajam vários mitos sobre as pessoas com esta cor de olhos. Confira aqui alguns mitos populares sobre os olhos castanhos.

  • Pessoas de olhos castanhos são menos atraentes.
  • Pessoas de olhos castanhos são mais emocionais.
  • Caras com olhos castanhos são melhores na cama.
  • Pessoas de olhos castanhos vivem mais.
  • Pessoas com olhos castanhos são mais simpáticas.
  • Pessoas de olhos castanhos ganham peso mais facilmente.
  • Pessoas de olhos castanhos são de ascendência africana.

7. Inicialmente todos os seres humanos tinham olhos

olhos-castanhos

Um fato verdadeiro, há cerca de 10.000 anos atrás, todos os seres humanos na Terra tinham olhos castanhos. Como Já vimos a cima cerca de 65% da população mundial tem olhos castanhos. Os cientistas rastrearam essa a mudança histórica de volta para um único ancestral comum.

Essa pessoa teria tido a mudança em um gene que controla a produção de melanina. Acredita-se então que essa mudança, ou mutação, tenha reduzido a produção de melanina na íris. Resultando então numa variedade de tons de olhos que temos hoje.

6. Os olhos castanhos são mais comuns em certos lugares

garota-olhos-castanhos

Um alto nível de melanina nos olhos, cabelo e pele ajudam a proteger as pessoas dos raios solares nocivos. Isso explica por que os olhos castanhos são mais frequentes nos lugares de climas quentes da África e da Ásia do que na Europa. Na Islândia, as pessoas que possuem olhos castanhos representam uma minoria da população daquele país.

Então a medida que as pessoas se deslocam para lugares menos ensolarados, a necessidade de pigmentos de proteção diminui. A cor dos olhos parece ter evoluído a medida que os ancestrais se mudavam para lugares mais frios do globo.

5. Olhos castanhos e a depressão

olhos-castanhos

Em 2018 um pesquisador particular da Universidade de South Wales, no Reino Unido, encontrou uma correlação entre os olhos castanhos e uma forma de depressão. Este tipo de depressão começa quando os dias ficam mais curtos no outono e no inverno e desaparece com o retorno dos dias mais longos da primavera.

Entrevistando 175 estudantes daquela Universidade, o pesquisador descobriu que pessoas de olhos castanhos são mais propensas a experimentar mudanças de humor sazonais do que aquelas que possuem olhos azuis.

4. Maior risco de desenvolver catarata

jovem-olhos-castanhos

De acordo com um estudo feito aqueles com olhos castanhos são mais propensos a desenvolver catarata do que aqueles com olhos mais claros. Segundo o estudo, como a luz ultravioleta absorve mais íris dos olhos escuros, isto pode causar um aumento na temperatura, que durante anos, pode levar à catarata.

3. Pouco risco de desenvolver degeneração macular

olhos-castanhos

Por ter uma cor escura, os olhos castanhos são menos susceptíveis a degeneração macular, que é deterioração relacionada à idade da retina no olho. Em um estudo feito notou-se que os olhos castanhos estavam menos propensos a ter degeneração macular.

2. São mais sensíveis a dor

olhos-castanhos-garota

Em uma pesquisa realizada na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, constatou-se que mulheres com olhos castanhos são muito mais sensíveis a dores em relação aquelas de olhos claros.

1. Mais sensíveis aos efeitos do álcool

olhos-castanhos

Pesquisadores descobriram que pessoas de olhos escuros são mais sensíveis aos efeitos do álcool do que aqueles de olhos mais claros. Como são mais sensíveis ao álcool, isso faz com que bebam menos álcool.

COMPARTILHAR