11 obras de Renoir que precisas conhecer

Renoir foi um pintor francês, que foi o líder do desenvolvimento do estilo Impressionista (movimento artístico). Os seus primeiros trabalhos eram tipicamente impressionistas da vida real, cheios de cor e luz cintilantes. Mas tarde ele rompeu com o movimento impressionista para aplicar uma técnica mais disciplinada a retratos e pinturas. Conheça 11 obras deste artista francês.

11. O Baile no Moulin de la Galette

renoir-obra
wikipedia

Esta pintura de óleo do artista francês Pierre-Auguste Renoir foi pintada em 1876. Pode ser vista hoje em dia no Musée d’Orsay em Paris, é tida como uma das obras mais célebres do impressionismo. A obra retrata uma típica tarde de domingo no Baile de la Gallete no distrito de Montmartre, na capital francesa.

A pintura mostra como os franceses da classe trabalhadora se vestiam e passavam o tempo dançando, bebendo e comendo. A tela mostra a riqueza de formas, uma fluidez de pinceladas e uma luz bruxuleante e manchada de sol.

10. O baloiço

Swing-Renoir

Medindo 92 x 73 centímetros, esta tela foi pintada também em 1876. Sendo uma das principais representações do estilo Impressionista, ela pode ser vista também no Musée d’Orsay.

Na tela é possível ver retratada uma menina no baloiço que podia ter uns quinze anos. A garota com seu chapéu na cabeça e um vestido rosa dão um charme a pintura. Ainda pode se ver uma luz tremula produzida pelas manchas de cor pálida, em particular na roupa e no chão.

9. Almoço dos Remadores

almoço-dos-remadores-renoir

Tendo sido considerada a melhor pintura da exposição Impressionista de 1882, esta obra foi produzida em 1881. Ela faz parte da Coleção de Philips em Washington, DC, nos Estados Unidos da América. Com sua caraterística única, ela nos mostra a riqueza de formas, uma fluidez de pinceladas e uma luz bruxuleante.

A tela é uma combinação de figuras, naturezas-mortas e paisagens em um único trabalho. Ela exibe um grupo de amigos de Renoir descontraídos em uma varanda no restaurante Maison Fournaise, as margens do rio Sena, em Chatou, na França.

8. Duas irmãs

duas-irmas-renoir

Produzida também em 1881, a obra possui dimensões de 100,5 x 81 cm. Renoir teria pintado a tela no terraço da Maison Fournaise. O quadro retrata uma jovem e sua irmã mais nova sentadas ao ar livre com uma pequena cesta contendo bolas de lã.

Ainda é possível ver as grades do terraço, arbustos e folhagens e como fundo o rio Sena. A pintura pode ser encontrada no Instituto de Arte de Chicago, nos EUA. Foi mostrada ao público pela primeira vez em 1882.

7. Dança em Bougival

dança-bougival-renoir

Podendo ser encontrada atualmente na coleção do Museu de Belas Artes de Boston, Estados Unidos da América. Esta pintura de óleo de 1883 é descrita como uma das mais belas obras daquele museu. A tela retrata dois amigos de Renoir, Suzanne Valadon e Paul Lhote.

O cenário deste quadro é a vila francesa Bougival, que fica a cerca de 15 km do centro de Paris. Ela é tida como uma das primeiras reversões do pintor francês para um estilo de pintura mais clássico.

6. Uma menina com um regador

menina-com-regador

Renoir, em 1876 começou a pintar retratos de mulheres e crianças. Nesta obra de 1876 é possível ver um estilo Impressionista maduro fazendo sintonia com os requisitos específicos da pintura de figuras.

O azul profundo do vestido, o vermelho brilhante do arco e os lábios da menina e os verdes do jardim. Recebem um brilho prismático com pinceladas de Renoir. Em vez de misturar as cores, Ele optou pela aplicação de toques individuais que dissolvem as bordas e parecem brilhar com a luz.

5. À beira do mar

a-beira-mar-renoir

Depois de uma viagem à Itália Renoir ficou fortemente influenciado pela arte renascentista. Levando ele a explorar uma nova maneira de pintar. Neste novo estilo de pintar, ele começou a enfatizar contornos e moldagem.

Ele deixou de lado o princípio de que as cenas deveriam ser pintadas ao livre para a luz e a atmosfera. Acredita-se que esta tela tenha sido pintada em 1883, no estúdio do artista. Onde a modelo do artista, Aline Charigot posou em uma cadeira.

4. La loge

la-loge-renoir

 

Uma das obras primas do impressionismo e fazendo parte da coleção da Galeria Courtauld, este quadro foi produzido em 1874. A tela é a representação de um casal em exposição em um loge (recinto do teatro).

Exposta pela primeira vez em Paris em 1874, com a complexidade de seu tema e sua técnica virtuosa ajudaram a estabelecer a reputação do artista. Fazendo dele um dos líderes do movimento radical da arte francesa.

3. Rosa e azul

roza-azul-renoir

A pintura retrata as filhas de Louise Cahen d’Anvers, quando elas tinham respetivamente seis e cinco anos. Renoir na época teria produzido muitos retratos para as famílias da comunidade judaica parisiense.

Segundo Camesasca, foram muitas sessões de sessão até o término da pintura em 1881, depois que Renoir foi para Argel. A obra pode ser vista atualmente no Museu de Arte de São Paulo, no Brasil.

2. La Parisiense

La Parisienne-renoir

Concluída em 1874, esta tela pode ser vista hoje em dia no Museu Nacional de Gales, em Cardiff. Foi uma das sete obras apresentadas por Renoir na sua primeira exposição Impressionista de 1874.

Pintada a óleo é assinada e datada pelo artista francês. Ela retrata uma jovem com seu longo vestido e em camadas de azul profundo. De frente para o observador, ela está de luvas.

1. Mulher no piano

mulher-no-piano-renoir

Renoir pintava com frequência mulheres em interiores domésticos. Nesta tela o pintor retratou pela primeira vez uma modelo tocando piano. Num cenário ricamente decorado, uma linda jovem senta-se diante de um piano, com suas mãos sobre o teclado.

Com seu vestido branco, ela assume, através da magia do pincel de Renoir, uma vida própria. Esta seria um retrato da feminilidade ideal, de uma deusa transportada dos céus para uma sala de visitas moderna.

 

 

 

COMPARTILHAR