12 curiosidades sobre os olhos azuis que precisas saber

Os olhos azuis são desejados por sua singularidade e beleza. Entre os seres humanos eles são menos comuns do que os olhos castanhos. Não é à toa que as lentes de contato de cor azul são populares. No mundo todo podemos encontrar pessoas com olhos azuis escuros, claros e esverdeados. Fique a conhecer 12 curiosidades que não sabias sobre os olhos azuis.

12. Porque os seus olhos são azuis?

olhos-azuis

A coloração dos olhos é determinado por um pigmento chamado de melanina presente na íris do olho. Essa melanina controla a cor da nossa pele, olhos e cabelos. Então quando os olhos possuem uma grande quantidade de melanina presente na íris, os olhos são castanhos escuros ou médios. E quando há uma pouca quantidade de melanina, os olhos são claros e podem ser azuis ou verdes.

11.Todas as pessoas de olhos azuis possuem um ancestral em comum

 

olhos-azuis

Segundo estudos realizados pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, ao que parece todas as pessoas de olhos azuis possuem um único ancestral em comum. Esse indivíduo teria sofrido uma mutação genética que deu origem aos olhos azuis.

De acordo com o responsável pela pesquisa, orginalmente todas as pessoas tinham olhos castanhos. Mas uma mutação que afeta o gene OCA2 em nossos cromossomos teria então resultado na criação de um “interruptor”, que fechou a capacidade de produzir olhos castanhos.

10. Não se pode prever a cor dos olhos do seu filho

olhos-azuis

Muitos pais acreditavam que pelo simples fato de possuírem olhos azuis, seus filhos também os teriam. Pois achavam que este era um traço genético, mas isso não é bem assim. Segundo geneticistas a cor dos olhos é influenciada por 16 genes diferentes em algum grau – não apenas um ou dois genes como se pensava.

9. Olhos azuis são raros

olhos-azuis-menina

Maravilhosamente lindos de se olhar e também bem raros. Não são todas as pessoas que foram abençoadas com essas joias. Estima-se que aproximadamente apenas 8% da população mundial possua olhos azuis.

 

 

Para teres uma ideia disso, considere o fato de que o mundo tem cerca de 7 bilhões de pessoas. Então desses bilhões, apenas 560 milhões de pessoas possuem olhos da cor azul.

8. Mitos sobre os olhos azuis

olhos-azuis

Sendo desejados por muitos por serem bastante raros, é normal que hajam vários mitos sobre pessoas com a cor dos olhos azuis. Então conheça alguns dos mitos associados a quem tem olhos desta cor.

  • Pessoas de olhos azuis são mais atraentes.
  • Pessoas de olhos azuis possuem poderes sobrenaturais.
  • Pessoas com olhos azuis tem relacionamentos mais intensos.
  • Pessoas de olhos azuis são melhores na cama.
  • Pessoas de olhos azuis vivem estilos de vida mais saudáveis.
  • Pessoas com olhos azuis estão mais ligados à terra.
  • Pessoas de olhos azuis vivem mais.

7. Pessoas de olhos azuis são mais propensas a serem alcoólatras

olhos-azuis-homem

Um estudo feito nos Estados Unidos, que analisou cerca de 1,2 mil americanos, chegou a conclusão que pessoas de olhos azuis estão mais propensas a serem alcoólatras. Ao que parece por alguma razão, o gene de pessoas de olhos azuis se alinha com o gene relacionado com o uso excessivo de álcool.

6. São mais sensíveis ao sol

olhos-azuis

Sem muitos pigmentos em sua íris nos olhos, significa que você não tem muita proteção contra raios solares. Então é bem provável que você aperte um pouco os olhos quando estiver na praia, sem os óculos de sol. Também são mais propensos a doenças oculares como a degeneração macular (condição médica que provoca perda de visão, devido a danos de retina).

5. Fortes candidatos a doenças crônicas

garota-olhos-azuis

De acordo com estudos realizados por pesquisadores italianos, pessoas de olhos azuis são mais propensas a desenvolver doenças crônicas. E de novo os genes associados à cor dos olhos são os culpados.

4. Eles são mais tolerantes a dor

olhos-azuis

Em mais um estudo feito na Universidade de Pittsburgh, nos EUA, os pesquisadores descobriram que mulheres de olhos azuis são mais tolerantes a dores do que mulheres de olhos escuros.

3. São menos confiáveis

criança-olhos-azuis

Pesquisadores fizeram um estudo com fotografias faciais de 40 estudantes do sexo feminino e 40 do sexo masculino sobre passar confiança. O estudo demonstrou que pessoas de olhos castanhos eram percebidas como sendo mais confiáveis do que as pessoas com olhos azuis.

2. Menos agradáveis e mais competitivas

olhos-azuis

Estudos feitos na Austrália, descobriu que pessoas com olhos mais claros podem ser menos “agradáveis” e muito mais competitivas do que pessoas com olhos escuros. Depois de examinar 336 participantes, os pesquisadores de duas Universidades Australianas, chegaram a esta conclusão.

1. É menos provável que tenham vitiligo

garota-olhos-azuis

Pesquisadores americanos constataram que pessoas com olhos azuis são menos propensas de terem vitiligo (condição médica que resulta na perda gradual da coloração da pele). O estudo que examinou 3.000 americanos que tinham a doença, descobriu que a maioria dos que tinham a doença possuíam olhos castanhos ou bronzeados.

COMPARTILHAR