12 principais deuses nórdicos e suas histórias

Deuses nórdicos são nada mais nada menos do que personagens mitológicos que tiveram suas origens nas tribos germânicas setentrionais do século IX d.C. Esses contos teriam sido passados em forma de poesia até os séculos 11 e 18.  A mitologia nórdica engloba crenças pré-cristãs e mitos dos povos escandinavos. A maioria das fontes escritas da mitologia nórdica foram criadas na Islândia. Conheça então os nomes dos principais deuses nórdicos.

12. Frigg

deusa-nordica-frigg
Encyclopedia Britannica

Esposa de Odin e mãe de Baldr, Frigg foi uma das deusas de alto nível de Aesir (tribo de deuses nórdicos). O que é de se estranhar é o fato de as fontes primárias sobreviventes da mitologia nórdica dão apenas relatos esparsos e causais de qualquer coisa relacionada a sua personalidade.

Os detalhes discutidos não são exclusivos de Frigg, mas são compartilhados por ela e por Freya, uma deusa que pertence tanto as tribos de divindades Aesir quanto as Vanir (também uma tribo de deuses nórdicos).

11. Forseti

Forseti-deus-mitologia-nordica
Renegade Tribune

Este é um obscuro deus da mitologia nórdica antiga, que é mencionado apenas duas vezes na literatura nórdica antiga. Em um dos poemas da Edda poética (manuscrito medieval islandês), é dito que Glitinir, o lar de Forseti, é um salão resplandecente feito de ouro e prata, e que ele resolve disputas.

E a única outra menção dele na literatura nórdica antiga vem da prosa Edda de Snorri Sturluson. Onde Snorri afirma que Forseti é o filho de Baldr e da sua esposa, Nanna.

10. Ullr

Ullr-deus-mitologia-nordica
almightyjohnsons-wikia

Referido muitas vezes como Ullinn, este é um deus nórdico obscuro e enigmático. Referências dele na literatura nórdica antiga são escassas. Mas essas referências passageiras indicam que ele já foi uma divindade de considerável importância, mesmo que não se saiba o motivo.

Ullr é o filho da deusa do grão, Sif, enteado do deus do trovão Thor. Ele é retratado como um excelente arqueiro, caçador, esquiador, bonito e guerreiro. A prevalência de nomes de lugares derivados de “Ullr” em toda Suécia e leste da Noruega atesta que Ullr já foi uma figura excepcionalmente proeminente entre os deus escandinavos.

9. Freyr

Freyr-deus-mitologia-nordica
Norse-Mythology

Freyr é um deus pertencente à tribo Vanir das divindades nórdicas. Ele também é membro honorário da outra tribo de deuses nórdicos, Aesir. Ele foi uma das divindades mais amplamente e apaixonadamente venerada entre os gentios nórdicos e outros germânicos.

Seu pai é Njord, e sua mãe é a irmã não nomeada de Njord. Ele possuía muitas amantes deusas, incluindo sua irmã, Freya. Ao o que parece o incesto é uma pratica comum e aceitável entre os Vanir. Sua terra natal é Alfheim, a terra natal dos elfos.

8. Njord

Njord-deus-mitologia-nordica
wikimedia

Sendo um dos principais deuses da tribo de divindades Vanir. Njord é também um membro honorário dos deuses Aesir. Ele era particularmente associado á riqueza, fertilidade, mar e navegação na religião dos vikings.

Um conto em que Njord é mais proeminente é o casamento de Njord e Skadi. Skadi, uma giganta, veio para os Aesir em busca de restituição pelo assassinato de seu pai. Como parte do acordo, eles concordaram que ela poderia ter qualquer um dos deuses que ela desejava como marido. Ela escolheu Njord por engano que ele fosse Baldr, mas o casamento deles foi curto e desagradável.

7. Tyr

Tyr-deus-mitologia-nordica
The Art of Manliness

Tido como o deus da guerra nórdico, mas também o deus que, mais do que qualquer outro, preside as questões de lei e justiça. O seu papel nos mitos sobreviventes da Era Viking é relativamente pequeno e seu status na parte posterior da Era Viking pode não ter sido grande.

Mas outros tipos de evidências apontam que Tyr já foi um dos deuses mais importantes para os nórdicos e outros povos germânicos. O seu papel nas principais guerras de deuses nórdicos, juntamente com Odin e Thor, é bem fundamentada em fontes da Era Viking.

6. Heimdall

Heimdal-deus-mitologia-nordica
Germanic Mythology

Fazendo parte também da tribo dos deuses Aesir, este é o vigilante guardião das fortaleza dos deuses. Sua morada é chamada Himinbjork, que fica no topo da Bifrost, a ponte do arco-íris que leva a Asgard. Heimdall como muitas das divindades nórdicas, é um filho de Odin.

Ele requer menos sono que um pássaro, sua visão é tão intensa que ele pode ver a centenas de quilômetros quer de dia ou de noite. Possui uma audição tão apurada que ele pode ouvir a grama crescendo no chão e lã crescendo em ovelhas.

5. Bragi

Bragi-deus-mitologia-nordica
Ancient Pages

Bragi era originalmente o bardo histórico do século IX, Bragi Boddason. Seus poemas eram tão extraordinariamente engenhosos e comoventes que gerações subsequentes imaginaram que após sua morte, Odin o nomearia o poeta da corte de Valhalla.

Afinal, uma tropa de guerreiros de elite, reis e outros, favorecidos por Odin, precisava de um bardo de elite para cantar suas incontáveis façanhas. Antigos escritos nórdicos da Idade Média cristã levaram isso um passo adiante e retrataram Bragi como o deus da poesia. Ainda há fontes que dizem que ele foi marido da deusa Idun.

4. Váli

vali-deus-mitologia-nordica
Pinterest

Na mitologia nórdica, Váli é filho de deus Odin e da giganta Rindr. Váli tem vários irmãos, incluindo Thor, Baldr e Viaorr. Ele teria nascido com um único propósito vingar a morte de Baldr e faz isso matando Hod.

Este que era participante inconsciente, e ligando Loki com as entranhas de seu filho Narfi. Ele cresceu até idade adulta completa em um dia de seu nascimento, e matou Hoor antes de se ligar a Loki. Muitas vezes incorretamente referido como o filho de Loki, embora este seja provavelmente um erro de transcrição precoce.

3. Baldr

 Baldr-deus-mitologia-nordica
Pinterest

Filho do principal deus Odin e sua esposa Frigg, Baldr é bonito e justo e ele o era favorito dos deuses. A maioria das lendas sobre ele diz respeito sobre sua morte. Histórias islandesas contam como os deuses se divertiam atirando objetos nele, sabendo que estava imune ao mal.

O deus cego Hod, enganado pelo Loki matou Baldr, lançando visco, a única coisa que poderia machuca-lo. Depois do funeral, a giganta Thokk, que provavelmente Loki disfarçado, recusou-se a chorar as lagrimas que libertariam Baldr da morte.

2. Thor

Thor-deus-mitologia-nordica
YouTube

Thor é um deus proeminente mencionado em toda história registrada dos povos germânicos, desde a ocupação romana da região da Germânia. Devido à natureza do corpus germânico, narrativas com Thor são atestadas apenas em nórdico antigo, onde ele aparece em toda mitologia nórdica.

Possui pelo menos quinze nomes, é o marido da deusa de cabelos dourados Sif, e o amante do Jotunn Járnsaxa. Ele é geralmente descrito por possuir olhos ferozes, cabelos ruivos e barba vermelha.

1. Odin

Odin-deus-mitologia-nórdica
Ancient Origins

Um dos principais deuses da mitologia nórdica. A natureza e o papel de Odin, são difíceis de determinar por causa da complexa imagem dele dada pela riqueza de fontes arqueológicas e literárias.

Desde dos primórdios, Odin era um deus da guerra, ele apareceu na literatura heroica como o protetor dos heróis. O lobo e corvo foram dedicados a ele. O seu cavalo magico Sleipnir tinha oito patas, dentes com runas e a capacidade de galopar pelo ar e pelo mar.

COMPARTILHAR