12 principais titãs da mitologia grega

Titãs eram divindades da mitologia grega que vieram antes dos olimpianos. Eles seriam então filhos das primeiras divindades primordiais Urano (céu) e Gaia (terra). Os titãs teriam governado durante a idade de ouro e fizeram parte do primeiro panteão de divindades gregas. Conheça então os 12 principais titãs da mitologia grega.

12. Oceanus

Oceanus
Wikimedia

Na Teogonia de Hesíodo, Oceanus era o antigo titã, filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra). Era o marido da titãnide Tétis e pais de três mil espíritos-córregos e três mil ninfas do oceano. No livro Ilíada do XIV, ele identificado mas uma vez como o gerador dos deuses e uma vez como gerador de todas as coisas.

Na arte ele era um assunto comum, onde aparece no Vaso François e em numerosos sarcófagos romanos.

11. Hyperion

 Hyperion-titã-mitologia-grega
Mythology Wiki

Este foi um dos titãs, filho também de Urano e Gaia, que representava a luz, sabedoria e vigilância. Era o pai do sol, da lua e do amanhecer. Hyperion era casado com sua irmã, Theia, e eles tiveram três filhos, Helios (sol) Selene (lua) e Eos (amanhecer).

Ele era considerado um dos quatros pilares que mantinham os céus e a terra separados, ele era provavelmente o pilar do leste. Os outros três pilares eram seus irmão Coes (pilar do norte), Crius (pilar do sul) e Lapetus (pilar do oeste).

10. Coeus

Coeus-titã-mitologia-grega
Mitologiagrega

De acordo com a mitologia grega, Coeus é o deus titã do norte e o titã da resolução e da inteligência. Mas também da incorporação dos eixo celeste ao redor do qual os céus giram. A etimologia do nome de Coeus forneceu aos estudiosos a teorização de que ele também era o deus do intelecto e representava a mente inquisitiva, a resolução e a previsão.

Sendo também filho de Urano e Gaia, era casado com sua irmã Phoebe, a titã da radiância e profecia. Juntos o casal pode ter funcionado como a fonte primal de todo o conhecimento no cosmos.

9. Cronus

Cronus-titã-mitologia-grega
YouTube

Provavelmente o mais famoso dos titãs, Cronus era o rei e líder de seus irmãos na luta contra Urano. Ele era o mais poderoso e mais jovem, ele ganhou o seu poder derrubando seu pai e depois perdeu para seu filho Zeus.

Na mitologia grega, Cronus era o deus primordial do tempo, no qual o é tempo descrito como uma força destrutiva e devoradora. Com ajuda de seus irmão titãs, Cronos foi capas de destituir seu pai Urano e governar cosmos.

8. Mnemosyne

Mnemosyne-titã-mitologia-grega
Greek Mythology

Mnemosyne foi uma titãnide deusa da memória e em muitas ocasiões é referida como Mneme. Ela era a deusa oracular do oráculo subterrâneo de Trophonios na região Beócia. Zeus teria dormido com Mnemosyne por nove dias consecutivos, eventualmente levou ao nascimento das nove musas.

Na Teogonia de Hesíodo, os reis poetas foram inspirados por Mnemosyne e as musas, obtendo assim suas habilidades extraordinárias na fala usando palavras poderosas. Ela era também o poder que controlava toda a memória do universo.

7. Tétis

Tétis-mitologia-grega-titã
Greek Mythology

Esta era uma deusa titã da fonte primária de água doce que nutre a terra e a esposa de Oceanus. Ela era também o córrego de água doce que cerca a terra e a mãe dos Potamoi (rios), os Oceanids (ninfa de fontes, riachos e fontes) e os Nephelai (nuvens).

Ela teria se alimentado das nascentes de seus filhos com águas de Oceanids arrastadas por aquíferos subterrâneos. Na pintura de vasos gregos, Tétis aparece como uma mulher normal, acompanhada por Eileithya, deusa do parto, e seu marido de rabo de peixe Oceanus.

6. Theia

Theia-titã-mitologia-grega
Advanced Photoshop

Theia era a deusa titã da visão e o éter brilhante do céu azul brilhante. Ela também foi a deusa que dotou o ouro e prata com seu brilho e valor intrínseco. Theia teria dado à luz a três crianças brilhantes – Helios (sol), Eos o (Amanhecer) e Selene (Lua).

O seu nome foi derivado das palavras gregas thea “vista” e theizô “profecia”. Ela também teria sido nomeada Aithre “Céu-azul”.

5. Phoebe

Phoebe-titã-mitologia-grega
Greek Myth Wikia

Ela era uma deusa titã com o dom da profecia, ela foi uma dos 12 descendentes de Urano e Gaia. Como todas as suas irmãs, ela nunca esteve envolvida na batalha entre os deuses do olimpo e os titãs. Ela então teria sido poupada de ser capturada no Tártaro.

Pheobe faz parte da primeira geração de titãs, que governaram durante a era de Ouro. Teve dois filhos com seu irmão Coeus, quando envelheceu começou a sentir-se atraída por homens mortais, mas nunca teve filhos de mortais.

4. Rhea

Rhea-titã-mitologia-grega
YouTube

Esposa de Cronos, Rhea é conhecida nas primeiras tradições como “a mãe dos deuses”, onde está fortemente associada com Gaia e Cibele. Os gregos clássicos viam-na com a mãe dos deuses e deusas do Olimpo, mas não como uma deusa olímpica por direito.

Segundo Hesíodo Rhea e Cronos tiveram seis filhos: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus. Ela aparece na arte grega no século IV a.C., quando sua iconografia se baseia na de Cibele; as duas muitas vezes são indistinguíveis.

3. Atlas

Atlas-mitologia-grega-titã
Dreaming and Sleeping

Atlas era um titã condenado a sustentar o céu por toda a eternidade após a Titanomachy (guerra entre titãs e deuses). Tendo sido associado a vários lugares ele foi identificado com frequência com as montanhas Atlas, no noroeste da África.

Ele era filho do titã Lapetus e do Clymene e teve muitos filhos. Quando os titãs foram derrotados muitos deles foram condenados a Tártaro, mas Zeus condenou Atlas a ficar na borda oeste de Gaia e segurar o céu em seus ombros.

Um equívoco comum hoje é que Atlas foi forçado a segurar a Terra em seus ombros, mas a arte clássica mostra a Atlas segurando as esferas celestes, não um globo.

2. Leto

Leto-mitologia-grega-titã
Wikipedia

Noiva de Zeus e mãe dos deuses gêmeos Apollon e Artemis. Leto era a deusa da maternidade e, com seus filhos uma protetora dos jovens. Seu nome e iconografia sugerem que ela também era uma deusa da modéstia.

Na pintura de vasos gregos, Leto era geralmente representada como uma mulher levantando o véu em um gesto de modéstia. Era geralmente representada acompanhada por seus dois filhos e o significado do seu nome é obscuro.

1. Prometeu

Prometeu-titã-mitologia-grega
reddit

O nome Prometeu significa “antecipação”, este o titã que é creditado com a criação do homem de barro e que desafiou os deuses roubando fogo e dando-o a humanidade. Ato este que permitiu progresso e civilização.

Ele é conhecido por sua inteligência e como um campeão da humanidade. A sua punição como consequência do roubo é um tema importante de sua mitologia e um assunto popular da arte antiga e moderna.

 

COMPARTILHAR