14 principais deusas da mitologia grega

Tal como os deuses do Olimpo, grande parte das deusas da mitologia grega também moravam nos reinos acima do monte Olimpo. Elas também possuíam habilidades especiais e como também podiam controlar aspetos específicos da vida. Conheça então os nomes das deusas da mitologia grega.

14. Erínias

Erínias-deusa-mitologia-grega
Google Sites

Estas eram deidades ctônicas femininas de vingança e muitas vezes referidas como deusas infernais. Na mitologia romana correspondem ao Dirae.

Segundo a Teogonia de Hesíodo, Elas teriam surgido quando o titã Cronos castrou seu pai, Urano, e jogou sua genitália no mar. Então Erínias brotaram das gotas de sangue que caíram sobre a terra.

Elas são divindades mais antigas entre os olimpianos, vivem em Erebeus e as suas funções é ouvir as reclamações trazidas pelos mortais.

13. Perséfone

Perséfone-deusa-mitologia-grega
Pinterest

Chamada de Kore, esta é a majestosa formidável e venerável princesa do submundo, que aplica as maldições dos homens sobre as almas dos mortos. Perséfone se torna a rainha do submundo depois de sequestrada e casar-se com Hades, o deus do submundo.

Perséfone junto com sua mãe Deméter eram as figuras centrais dos mistérios de Elêusis, que prometiam aos iniciados uma perspectiva mais agradável após a morte. As oriegens do seu culto são incertas.

12. Nike

Nike-deusa-mitologia-grega
Susanna Galanis Classical Education

Nike personificava a vitória na antiga religião grega, mas para os romanos equivalia a Victoria. Ela seus irmãos eram companheiros de Zeus, no panteão grego. Nike é vista com asas na maioria das estátuas e pinturas, sendo uma das mais famosas a Vitória de Samotrácia.

Ela é a deusa da força, velocidade e vitória, e era também uma das figuras mais comumente retratadas em moedas gregas.

11. Nêmesis

Nêmesis-deusa-guerra-mitologia-grega
Ancient Pages

Na antiga religião grega, Nêmesis é a deusa que decreta vingança contra aqueles que sucumbem a hubris (arrogância diante dos deusas). Ela foi homenageada em um santuário arcaico no distrito isolado de Rhamnous, no nordeste da Ática.

Nêmesis é retratada como uma deusa alada empunhando um chicote ou um punhal. Nos tempos antigos, as representações de Nêmesis se assemelhavam a Afrodite. Nas tragédias gregas, ela aparece principalmente como o vingadora do crime e a castigadora da arrogância.

10. Héstia

Hestia-deusa-mitologia
Busy

Tida na antiga religião grega como uma deusa virgem do lar, arquitetura e ordenação direita da domesticidade, da família, do lar, e do estado. Era a filha de Cronos e Reia. O nome Héstia significa “lareira”.

Os nomes e as funções de Héstia mostram a importância da lareira na vida social, religiosa e política da Grécia antiga. Zeus atribuiu a Héstia o dever de alimentar e manter os fogos da lareira olímpica.

9. Hera

Hera-mitologia-grega-deusa
Pinterest

Vista como deusa das mulheres, casamento, família e do parto na antiga religião grega. Hera era a patrocinadora e protetora das mulheres casadas, presidindo casamentos e abençoando uniões matrimoniais.

Uma de suas características é sua natureza ciumenta e vingativa contra as numerosas amantes e descendentes ilegítimos de Zeus. Hera é retratada em sua estátua segurando uma romã na mão, emblema de sangue fértil e morte e um substituto para a cápsula narcótica da papoula do ópio.

8. Hebe

Hebe-deusa-mitologia-grega
Wikipedia

Ela representa a juventude ou o auge da vida, Hebe era a copeira dos deuses do monte Olimpo. Muitas vezes também era ligada a Afrodite, com quem ela foi descrita dançando e atuando com seu arauto.

Hebe possuía o poder de dar a juventude eterna e de restaurar a juventude aos mortais, um poder que era exclusivo dela. Também é a mais jovem de todos os deuses e a responsável por manter os outros deuses eternamente jovens.

7. Gaia

Gaia-deusa-mitologia-grega
Slideplayer

Gaia é a mãe ancestral de toda a vida, segundo a mitologia grega e é a personificação da Terra e uma das divindades primordiais gregas. Ela é a mãe de Urano (o céu), cuja união sexual resultou os titãs.

Na arte clássica, Gaia era representada de duas maneiras. Na pintura de um vaso ateniense, ela foi mostrada como uma mulher matronal. Nas representações em mosaicos, ela aparece como uma mulher reclinada sobre a terra.

6. Ênio

 Ênio-deusa-mitologia-grega
Port of Zelda Wiki

Tida como uma deusa da guerra na mitologia grega, Ênio está frequentemente associada ao deus da guerra Ares. Em alguns mitos, ela é identificada como a mãe do deus da guerra, e nesses mitos, Ares é indicado como o pai.

Como deusa da guerra, Ênio é responsável por orquestrar destruição das cidades, muitas vezes acompanhando Ares na batalha. Durante a queda de Tróia, Ênio teria infligido terror e o derramamento de sangue na guerra.

5. Deméter

Deméter-deusa-mitologia-grega
Greek Mythology

Na antiga religião grega e mitologia Deméter é a deusa do grão, agricultura, colheita, crescimento e nutrição. Apesar de ser descrita frequentemente como a deusa da colheita, ela também preside a lei sagrada e ciclo da vida e da morte.

Assim como já referimos ela e sua filha Perséfone foram as figuras centrais dos mistérios Elêusis que antecediam o panteão olímpico.

4. Bia

Bia-deusa-mitologia-grega
Pinterest

Vista como a personificação da força e energia bruta, Bia junto com sua mãe e seus irmãos ajudaram Zeus em sua guerra contra os titãs. Devido as suas ações heroicas durante a guerra, eles conquistaram respeito de Zeus.

Eles estavam quase sempre ao seu lado quando ele se sentava em seu trono no monte Olimpo. Bia não é tão popularmente conhecida como seus irmãos Cratos e Nike, e quando ela aparece em mitos, ela geralmente fica em silencio.

3. Atena

Atena-deusa-mitologia-grega
Greek Mythology Pantheon

Atena é uma antiga deusa grega que é associada à sabedoria, artesanato e guerra. Ela era considerada a patrona e protetora de várias cidades da Grécia, em destaque a cidade de Atenas.

Na arte é retratada usando um capacete segurando uma lança e seus principais símbolos incluem corujas, oliveiras e cobras. Segundo a mitologia grega ela teria originado a partir da cabeça do seu pai Zeus.

2. Ártemis

Ártemis-deusa-mitolgia-grega
Greek Mythology Pantheon

Sendo uma das divindades gregas antigas mais veneradas, para os romanos ela era Diana. Filha de Zeus e Leto, Ártemis era a irmã gêmea de Apolo. Era a deusa helênica da caça, dos animais selvagens, do deserto, do parto, da virgindade e protetora das mulheres.

Ártemis era descrita como uma caçadora carregando um arco e flechas, e o cervo e o cipreste eram sagrados para ela.

1. Afrodite

Afrodite-deusa-mitologia-grega
Greek Mythology Pantheon

Identificada com a planta vénus segundo os romanos, Afrodite é uma antiga deusa grega associada ao amor, beleza, prazer e procriação. Na antiga religião grega, ela era casada com Hefesto, o deus dos ferreiros e metalúrgicos.

Ela era frequentemente infiel e tinha muitos amantes, segundo Odisseia ela é pega em flagrante adultério com Ares. Afrodite era adorada como uma guerreira e também era a deusa protetora das prostitutas.

COMPARTILHAR