14 principais filhos de Zeus

O mais poderoso deus da mitologia grega, Zeus possuía inúmeros poderes. O mais famoso dos seus poderes era a capacidade de lançar relâmpagos. Zeus teve vários filhos, em que alguns deles eram deuses olímpicos e ele teve também filhos que eram semideuses. Conheça então os principais filhos de Zeus.

14. Irene

TeeGee-deusa-mitologia-grega-filha-zeus
TeeGee

Tida como a personificação da paz, Irene é filha de Zeus com Temis. Ela é retratada na arte como uma bela jovem carregando uma cornucópia, um cetro e uma tocha. Ela teria sido vista pelos cidadãos de Atenas, depois de uma vitória naval sobre Esparta em 375 a.C.

Eles teriam estabelecido um culto pela paz, erguendo altares para ela, e teriam construído uma estátua de bronze em homenagem a Irene.

13. Eileithyia

Eileithyia-simdeus-motologia-grega
Greek-Goddesses Wiki

Filha de Hera e Zeus, Eileithyia é deusa do parto e obstetrícia. Ela é relacionada com o nascimento anual da criança divina, e seu culto conectado com Enesidaon (o agitador da terra).

Nos santuários gregos, pequenas figuras votivas que descreviam uma enfermeira imortal que cuidava de crianças divinas, que podem estar conectadas com Eileithyia. Ela era invocada por mulheres em trabalho de parto, para aliviar a dor do parto e promover o nascimento.

12. Minos

Minos-deus-mitologia-grega-filho-zeus
Wikipedia

Este foi o primeiro rei de Creta e filho de Zeus. Nove em nove anos, ele fazia o rei Aegeus escolher sete garotos e sete garotas para serem enviadas para a criação de Dédalo, o labirinto, para ser comido pelo Minotauro (monstro da mitologia grega).

Após sua morte, Minos tornou-se juiz dos mortos no submundo. Ele aparece muitas vezes na literatura grega como o rei de Knossos. Teria reinado sobre Creta e as ilhas do mar Egeu por três gerações antes da guerra de Tróia.

11. Helena de Tróia

Helena de Tróia-filha-zeus
Pinterest

Também conhecida como Helena de Esparta, foi dito ter sido a mulher mais bonita do mundo. Casada com o rei Menelau de Esparta, ela teria sido raptada pelo príncipe Paris de Tróia, que resultou na guerra de Tróia.

Acreditava-se que Helena fosse filha de Zeus e Leda. Sua beleza inspirou artistas de todos os tempos a representa-la, frequentemente como a personificação da beleza humana ideal.

10. Perseu

Perseu-heroi-mitilogia-grega
Ancient Origins

O maior herói grego e matador de monstros antes dos dias de Hércules, Perseu teria decapitado a Medusa Gorgon e teria salvado Andrômeda do monstro marinho Cetus.  Ele era filho do deus do trovão com a mortal Danae.

Devido a obscuridade do nome Perseu e o caráter lendário de seu portador, a maioria dos etimologistas presume que ele possa ser pré-grego.

9. Dionísio

Dionísio-deus-mitologia-
Consentidoscomunes

Tido como o deus da vinificação e do vinho, da fertilidade, loucura ritual, êxtase religioso. Dionísio teve um papel fundamental na cultura grega, onde é apresentado como um filho de Zeus e da mortal Semele.

Ele é conhecido também como Baco, nome este que teria sido adaptado pelos romanos. As primeiras imagens de culto de Dionísio mostram um homem maduro, barbado e vestido.

8. Perséfone

Perséfone-deusa-mitologia-grega
Pinterest

A Odisseia de Homero (livro) descreve-a como a princesa majestosa formidável e venerável do submundo, que efetua as maldições dos homens sobre as almas dos mortos. Ela se torna rainha do submundo através de seu sequestro e posterior casamento com Hades, o deus do submundo.

Ela também é uma das filhas de Zeus com sua amante Deméter. Perséfone juntamente com sua mãe eram as figuras dos mistérios de Elêusis, que prometiam aos iniciados uma perspectiva mais agradável após a morte.

7. Hefesto

Hefesto-deus-mitologia-grega
Wikipedia

Na Mitologia grega, Hefesto era o filho de Zeus e Hera, que foi rejeitado por sua mãe por causa de sua deformidade e jogado fora do Monte Olimpo. O equivalente romano de Hefesto é Vulcano.

Como um deus ferreiro, ele teria feito todas as armas dos deuses no Olimpo. Serviu como ferreiro dos deuses e era adorado nos centros manufatureiros e industriais da Grécia, em particular em Atenas.

6. Hermes

Hermes-deus-mitolgia-grega
Gods & Goddess Wiki

Deus do comércio, heráldica, comerciantes, estradas, esportes, viajantes e atletas na religião grega antiga e mitologia. Hermes é filho de Zeus com Maia e foi o segundo mais jovem dos deuses do Olimpo.

Ele era o emissário e mensageiro dos deuses, Hermes também era “o trapaceiro divino” onde em alguns mitos, ele trapaça e engana outros deuses para sua própria satisfação ou para o bem da humanidade.

5. Ártemis

Ártemis-deusa-mitolgia-grega
Greek Mythology Pantheon

Esta foi uma das divindades gregas antigas mais veneradas pelos gregos. O seu equivalente romano é Diana. No período clássico da mitologia grega, Ártemis era frequentemente descrita como a filha do deus do trovão e Leto.

Ela era a deusa helênica da caça, dos animais selvagens, do deserto, do parto, da virgindade e a protetora das mulheres, onde trazia e aliviava doenças nas mulheres.

4. Apolo

Apolo-deus-mitologia-grega
Quora

Reconhecido como deus da música, verdade e profecia, cura, sol e luz, peste, poesia e muito mais. Apolo é filho de Zeus e Leto e é o irmão gêmeo de Ártemis. Defensor patrono dos rebanhos ele também é conectado a fertilidade do gado.

Como uma divindade agrícola, Apolo protege as colheitas de doenças, especialmente a ferrugem em milhos e grãos. Também é o controlador e destruidor de pragas que infetam plantas e colheitas.

3. Atena

Atena-deusa-mitolgia-grega
ThoughtCo

Atena é uma antiga deusa grega associada à sabedoria, artesanato e guerra, que mais trade foi sincretizado como a deusa romana Minerva. Era considerada a patrona e protetora de várias cidades na Grécia, em particular em Atenas.

Na arte Atena é geralmente mostrada usando um capacete e segurando um lança e seus principais símbolos incluem corujas, oliveiras e cobras. Na mitologia grega acredita-se que ela nasceu da cabeça do seu pai, Zeus.

2. Ares

Ares-deus-mitologia-grega
Mythologian NET

Sendo um dos 12 deuses Olimpianos, Ares é também um dos filhos de Hera com Zeus. Na literatura grega é comumente representado com um aspeto físico ou violento e indomável da guerra. Que ao contrário de sua irmã Atena, onde suas funções como deusa da inteligência incluem estratégia militar e domínio geral.

Sua aparição na mitologia é relativamente limitado, e quando Ares aparece nos mitos, ele tipicamente enfrenta humilhações.

1. Hércules

Hércules-heroi-mitologia-grega
The Arcanist

Hércules é o herói romano e deus, que era filho da mortal Alcmene com o deus do Olimpo Zeus. Na mitologia clássica ele é famoso por sua força e por suas inúmeras aventuras. Os romanos teriam então adaptado a iconografia e os mitos do herói grego para sua literatura sob o nome de Hércules.

Hércules tinha vários mitos que eram distintamente romanos, e um deles é a derrota de Hércules para Cacus, que estava aterrorizando o interior de Roma.

COMPARTILHAR