14 principais obras de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci foi um autêntico gênio que agraciou este mundo com sua presença. Foi pintor, arquiteto e estudante de todas as coisas científicas. Ele está entre os artistas mais influentes da história, tendo assim deixado um legado significativo não só no campo da arte como também na ciência. Conheça agora as 14 principais pinturas de Leonardo da Vinci.

14.  A Adoração dos Magos

A Adoração dos Magos
Euronews

Sendo uma das primeiras pinturas do pintor italiano, esta obra teria sido encomendada por monges agostinianos de San Donato. Mas a pintura ficou inacabada porque Leonardo da Vinci, deixou Florença antes que pudesse termina-la.

Na obra é possível ver a Virgem Maria e o Menino Jesus representados em primeiro plano e formando uma forma triangular com os magos ajoelhados em adoração.

13. São João Batista

São João Batista-leonardo-da-vinci

Pintado entre 1513 a 1516, esta acredita-se ser a última pintura do artista, numa época em que a Alta Renascença estava se metamorfoseando no Maneirismo. Pintada a óleo sobre a madeira de nogueira, o seu tamanho original foi de 69 x 57 cm.

Apontando para os céus São João, aconselha a importância da salvação através do batismo que João Batista representa. A pintura pode ser vista hoje em dia no Museu de Louvre, em Paris, França.

12. São Jerônimo no deserto

São Jerônimo no deserto
SlidePlayer

Tendo sido criada durante o período mais sombrio em sua vida, esta tela foi pintada em 1482, pouco antes de partir para Milão. Esta é a obra mas trágica e mais uma que ficou por terminar.

O rosto implorante de Jerônimo está num angulo de três quartos; está abatido pelo jejum e pela penitência; ao mesmo tempo, seus olhos demonstram determinação e força de vontade.

11. O retrato de Ginevra de’ Benci

Retrato de Ginevra de' Benci
Philos

Esta pintura de óleo sobre madeira, foi pintada por volta de 1474 a 1476. Pode ser vista na Galeria Nacional de Arte, em Washington D.C., nos Estados Unidos da América. Ela é também a única pintura do pintor italiano nas Américas.

Ao contrário dos outros retratos de mulheres de da Vinci, esta senhora parece mal-humorada. Implacável e arrogante. Isso é enfatizado pelo parecer ligeiramente menor de um olho, fazendo-a parecer distante.

10. Madona do Cravo

Madona do Cravo
Artes Imortais

Nesta obra é possível ver Jesus estendendo-se desajeitadamente para a flor delicada segurada nos dedos de Maria. Como a maioria dos bebês, ele parece incapaz de controlar seus movimentos enquanto tenta entender o símbolo da paixão.

Datada por volta de 1478 a 1480, esta tela, também é conhecida como Madona de Munique, é tida como uma das primeiras obras autônomas de Leonardo da Vinci.

9. O Homem Vitruviano

O Homem Vitruviano
Obcecada Pelos Livros

Criado por Leonardo da Vinci em 1487, este desenho é acompanhado por notas baseadas no famoso trabalho do arquiteto Vitruvius Pollio. O desenho, que está em caneta e tinta no papel, representa uma figura masculina em duas posições sobrepostas com os braços e as pernas afastados e simultaneamente inscrita em um círculo e um quadrado.

Ele é armazenado na Gallerie dell’Accademia, em Veneza, na Itália, e, como a maioria das obras em papel, é exibido apenas em ocasiões especiais.

8. Dama com um Arminho

Dama com um Arminho
Wikipedia

Medindo 40,4 cm de largura e 54,8 cm de altura, esta pintura de óleo sobre a tábua de madeira foi pintada por volta de 1489 a 1490. A mulher do retrato é identificada como Cecilia Gallerani, e teria sido pintado numa época em que ela era amante de Ludovico Sforza, duque de Milão.

Todo o pano de fundo foi escurecido, seu vestido abaixo do arminho foi retocado e um véu transparente usado pela mulher foi repintado para combinar com a cor do seu cabelo.

7. La Belle Ferronnière

La Belle Ferronnière
YouTube

Depois de ter pintado a primeira amante de Ludovico Sforza, Leonardo pintou também mais uma amante do duque. Nesta pintura Lucrezia Crivelli, a segunda amante de Ludovico, é o tema desta pintura.

Feita por volta de 1496, essa pintura leva o nome de Ferronnière, este trabalho foi muito admirado e amplamente copiado. Mas nenhum outro artista conseguiu capturar a bela modelagem do rosto.

6. Madonna Benois

Madonna Benois
Wikipedia

Leonardo da Vinci produziu várias pinturas sobre este tema, juntamente com uma série de esboços e um grande número de desenhos. Onde ele mostrava mãe e filho em preciosos momentos privados e focalizando as emoções entre eles.

A complexidade e o detalhamento dessas pinturas estabelecem novos padrões, mas são menos conhecidos do que seus outros trabalhos. A tela teria sido pintada em algum lugar entre 1475 e 1480, época em que ele pintou vários quadros da Virgem Maria.

5. Virgem do Fuso

Virgem do Fuso
Universia

Datado em 1501, esta obra que foi terminada pelo pintor italiano, existem apenas cópias, pois o original foi perdido. Um dos esboços mais interessantes e completos que o Leonardo já fez foi essa pintura.

Este trabalho, foi destinado para Florimond Robertet, secretário do rei da França. A tela exibe o enrolador em forma de cruz; isso simboliza a paixão de Cristo e sua futura morte. Maria parece que quer afastar a criança do símbolo do seu futuro, mas mesmo ela é impotente para impedir a crucificação que é parte do seu destino.

4. A virgem e o Menino com Santa Ana

A virgem e o Menino com Santa Ana
Wikipedia

Pintada em 1510, esta pintura de óleo sobre madeira mede 168 x 130 cm. Ela representa Santa Ana, sua filha a Virgem Maria e o menino Jesus. O Cristo é mostrado lutando com um cordeiro de sacrifício simbolizando sua paixão.

A pintura foi encomendada como o retábulo-mor da igreja da Santíssima Annunziata em Florença e seu tema há muito tempo preocupava o artista. A obra original pode ser vista no Museu de Louvre.

3. Salvator Mundi

 Salvator Mundi 
Apollo Magazine

Da Vinci teria pintado este quadro possivelmente para o rei Luís XII da França e sua consorte, Ana da Bretanha. A assombrosa pintura de óleo sobre o painel retrata uma figura de meio comprimento do Cristo como salvador do mundo, vestido com roupas da era da Renascença.

A pintura desapareceu de 1763 até 1900, quando foi comprada por Sir Charles Robinson como uma obra de Bernardino Luini, um seguidor de Leonardo.

2. A Última Ceia

A Última Ceia
Info Escola

Esta é sem dúvida uma das obras mais influentes da história. Especificamente a tela, retrata os próximos segundos nesta história depois que Cristo deixou cair a bomba que um discípulo o trairia antes do nascer do sol. Onde todos reagiram à notícia com diferentes graus de horror, raiva e choque.

Leonardo não havia trabalhado em uma pintura tão grande e não tinha experiência no meio padrão de afresco. Então ele usou pigmentos experimentais diretamente na parede de gesso seco, e ao contrário de afrescos.

1. Mona Lisa

Mona Lisa
YouTube

Conhecida também como a esposa de Francesco del Giocondo, este quadro foi pintado com óleo sobre a madeira. Essa figura de mulher, vestida de maneira florentina e sentada em uma paisagem montanhosa. É um exemplo notável da técnica de sfumato do pintor italiano.

O tamanho original da pintura é de 77 x 53 cm, também ela pode ser vista hoje em dia no Museu de Louvre.

COMPARTILHAR