15 maiores estados brasileiros

Você já se perguntou qual é o maior estado do Brasil? No total são 27 unidades federativas, divididas atualmente em cincos regiões oficiais. Há vários estados em que as suas extensões territoriais são muito maiores do que muitos países do mundo. Confira então os 15 maiores estados do Brasil por extensão territorial.

15. Paraná

estado-paraná
wikpedia.org

Localizado na região Sul, com uma área territorial de 199.307,9 km2, possui 399 municípios. Fazendo fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Com sua área leste de frente para o mar, faz fronteira também com as províncias de Missiones (Argentina), Canindeyú e Alto Paraná (Paraguai).

Possui o quinto maior PIB entre os estados brasileiros. Se fosse um país seria um pouco menor que a Romênia. 52% de sua área territorial tem uma altitude superior a seiscentos metros, sendo que apenas 3% do seu território possui altitude inferior a trezentos metros.

14. Roraima

estado-Roraima
wikipedia.org

Fazendo fronteira com os países como a Venezuela, ao norte e noroeste; e Guina, ao leste, tem uma extensão territorial de 224.300,5 km2. Também faz fronteira com os estados de Pará, ao leste e Amazonas, ao oeste.

Se comparado a um país seria um pouco maior que a Bielorrússia. É o estado menos populoso do Brasil, possuindo cerca de 514 mil habitantes, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O seu PIB também é o menor entre os estados brasileiros, apesar de registar uma alta taxa de crescimento.

13. Rondônia

estado-Rondônia
wikipedia.org

Possuindo 52 municípios e com uma área territorial de 237.590,5 km2. Território este que equivale a Romênia em extensão. Fica localizado na região norte e faz fronteira com o estado de Mato Grosso a leste, Amazonas a norte, Acre a oeste e a Bolívia, a oeste e sul.

Ocupa a terceira posição na lista dos estados brasileiros em termos populacionais. E também é o terceiro estado mais rico da região norte, responsável por 11% do PIB da região. Ainda sem falar que é um estado relativamente jovem, tendo em conta que foi criado em 1982.

12. São Paulo

estado-São Paulo
wikipedia.org

Com uma extensão territorial de 248.222,3 km2, está dividido em 645 municípios. Localiza-se na região sudeste e tem limites com os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste.

Além do Oceano Atlântico ficar a sudeste de São Paulo, sua área é um pouco maior que o Reino Unido. Com uma população de 44 milhões de habitantes é o estado mais populoso do Brasil. O seu PIB é maior do que a soma das economias de Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

11. Piauí

estado-Piauí
wikipedia.org

Limitada por estado de Ceará e Pernambuco a leste, Bahia a sul e sudeste, Tocantins a sudeste e Maranhão a oeste. Possui o menor litoral entre os estados brasileiros, que fica ao norte com apenas 66 km de extensão. Sua área é de 252.577,7 km2, sendo um pouco maior que o Reino Unido e a Guiné e está dividido entre 224 municípios.

Possui cerca de 3 milhões de habitantes, onde a cidade mais populosa do Piauí é Teresinha. As atividades preponderantes neste estado são a indústria, a agricultura e a pecuária.

10. Tocantins

estado-Tocantins
wikipedia.org

Tocantins é o mais novo estado e está situado na região norte. Onde faz fronteira com Goiás a sul, Mato Grosso ao oeste e sudeste, Pará a oeste e noroeste, Maranhão a norte, nordeste e leste, Piauí a leste e Bahia, a leste e sudeste.

Tem 277.720,5 km2 de extensão, fazendo dela então a decima maior unidade federativa em território, e é um pouco maior que Equador e Nova Zelândia. Sendo o quarto maior estado mais populoso da região norte, tem mais de 1,5 milhões de habitantes.

9. Rio Grande do Sul

estado-Rio Grande do Sul
wikipedia.org

Dividido em 497 municípios, Rio Grande do Sul tem uma área territorial de 281.730,4 km2. Com o Oceano Atlântico ao leste, tem por limite Santa Catarina ao norte, Argentina ao oeste, Uruguai ao sul.

Com cerca de onze milhões de habitantes é estado mais populoso da região sul e o quinto maior do Brasil, e sua cidade mais populosa é Porto Alegre. Possui o quarto maior PIB e o sexto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os estados. A economia do estado também baseia-se em agricultura, pecuária e indústria.

8. Maranhão

estado- Maranhão
wikipedia.org

Possuindo 331.937,4 km2, é o maior estado da região do nordeste brasileiro. Conta com 217 municípios, onde São Luís é a cidade mais populosa. Tem uma população de mais de 7 milhões de habitantes, em termos de produto interno bruto, é o quarto maior da região nordestina.

Fica situado no extremo noroeste, fazendo fronteira com estado de Piauí a leste, Tocantins a sul e sudoeste e Pará a oeste, além do Oceano atlântico que fica ao norte. Maranhão tem o segundo maior litoral do país e como resultado disso há uma diversidade de ecossistemas.

7. Goiás

estado-Goiás
wikipedia.org

O território de Goiás é de 340. 257 km2, e é rodeado pelos estados de Mato Grosso do Sul a sudoeste, Mato Grosso a oeste, Tocantins a norte, Bahia a nordeste, Minas Gerais a leste, sudeste e sul e pelo Distrito federal a leste. No total são 246 municípios, onde Goiânia é a capital e a maior cidade.

Com uma população de mais de 6 milhões de habitantes, faz do estado o mais populoso da região centro-oeste e ainda possui a nona maior economia entre as unidades federativas brasileiras.

6. Mato Grosso Sul

estado-Mato Grosso Sul
wikipedia.org

Ficando entre os cinco estados: Mato Grosso a norte, Goiás e Minas a nordeste, São Paulo a leste e Paraná; e dois países Paraguai a sul e sudoeste e Bolívia a nordeste. Com uma extensão territorial de 357.145, 5 km2, que se fosse um país seria maior que a Alemanha.

Com uma população de mais de 2 milhões de habitantes, ocupando assim a vigésima primeira posição na lista dos estados mais populosos do Brasil. Está dividido em 79 municípios, onde Campo Grande é a capital e a mais populosa.

5. Bahia

estado-Bahia
wikipedia.org

Banhada pelo Oceano Atlântico, Bahia possui o maior litoral entre os estados brasileiros, sendo mais de novecentos quilômetros de costa. Ficando localizada na região nordeste, é limitado por estado de Minas Gerais a sul, sudoeste e sudeste, Espirito Santo a sul, Goiás, a oeste e sudoeste, Tocantins a oeste e noroeste, Piauí a norte noroeste, Pernambuco a norte e Alagoas e Sergipe a nordeste.

Ocupando uma área de 564.733,1 km2, representando assim a maior extensão territorial dentre os estados do nordeste e também é um pouco maior que a França.

4. Minas Gerais

estado-Minas Gerais
wikipedia.org

Possuindo o maior número de municípios entre as unidades federativas brasileiras. Que são nada mais nada menos do que 854 municípios, em uma área de 586.522,1 km2. Minas Gerais faz fronteira com estado de São Paulo ao sul e sudoeste, Mato Grosso do Sul a oeste, Goiás e Distrito Federal a noroeste, Bahia a norte e nordeste, Espirito Santo a leste e Rio de Janeiro a sudeste.

Habitada somente por indígenas na altura que chegaram os portugueses. Mas depois houve uma grande migração para o estado a partir do momento que se soube da existência de ouro na região.

3. Mato Grosso

estado-Mato Grosso
wikipedia.org

Localizado na região centro-oeste, é limitado por Amazonas e Pará ao norte, Tocantins e Goiás a leste, Mato Grosso do Sul; Rondônia e Bolívia ao oeste. Com uma área de 903.378,2 km2, que é equivalente a Venezuela, encontra-se dividido em 131 municípios. Onde Cuiabá é a mais populosa e a capital.

Uma porção do estado é ocupada pela Amazônia Legal. O estado é dominado por extensas planícies e amplos planaltos, onde 74% destas áreas se encontram abaixo de seiscentos metros de altitude.

2. Pará

estado-Pará
wikipedia.org

Com uma área pouco menor que o Peru, Pará possui 1.247.954,6 km2 de extensão territorial. É segundo maior estado brasileiro e o maior da região sudeste brasileira. Está dividido em 144 municípios, que possuem uma área média de 8.664,5 km2. Sendo a maior delas é Altamira.

É unidade federativa mais populosa da região norte e possui mais de 8 milhões de habitantes. Faz fronteira com o estado do Amapá a norte, Roraima a noroeste, Amazonas a oeste, Mato Grosso a sul, Tocantins a sudeste, Maranhão a leste, além do Suriname e Guiana ao extremo norte.

1. Amazonas

estado-Amazonas
wikipedia.org

O maior estado do país em extensão territorial, tem uma área de 1.559.159,1 km2, que mesmo somando as áreas da França, Espanha, Suécia e Grécia ainda não equivalem ao Amazonas em território. Se fosse um país seria o décimo maior país do mundo em área territorial.

Tem mais de 4 milhões de habitantes, onde Manaus é capital e sua maior cidade com 2,1 milhões de habitantes, que representa 52% da população do estado. É o segundo estado mais populoso da região norte e o décimo terceiro mais populoso do Brasil.

COMPARTILHAR