15 maiores países do mundo por território

Se pegasses o globo terrestre na mão, não demoraria muito para descobrires qual é o maior país do mundo em território. Mas afinal, qual é o país que nele cabem 25 Franças e 47 Alemanhas e possui 11 fusos horários? Conheça então os 15 maiores países do mundo por território.

15. Sudão

Sudão
pixabay.com

Antes da separação do Sudão do Sul, o Sudão era o maior país da África. Hoje em dia é o terceiro maior do continente africano, ficando logo atrás de Argélia e a República Democrática do Congo. Possui uma área de 1.886.068 km2.

O país faz fronteira com o Egito a norte, ao leste pelo Mar vermelho, onde faz fronteira com a Arábia Saudita, Eritreia, Etiópia, ao sul o Sudão do Sul e a oeste com República Centro-Africana, Chade e Líbia. O Nilo corta o pais no meio e a religião predominante é o islamismo.

14. Indonésia

 Indonésia
pixabay.com

Indonésia ou Republica da Indonésia possui uma extensão territorial de 1.904.569 km2. Ficando localizado entre o Sudeste Asiático e a Austrália é o maior arquipélago do mundo, composta pelas Ilhas de Sonda e metade de Nova Guiné.

Faz fronteira terrestre com Malásia (ilha Bornéu), Timor-Leste (ilha no Timor), Papua-Nova Guiné (Nova Guiné) e marítimas com as Filipinas, Singapura, Palau, Austrália e com os estados indianos do Andamão e Nicobar. Situado entre dois continentes – Ásia e Oceania – faz dela então uma nação transcontinental e é a decima oitava maior economia do mundo.

13. México

México
pixabay.com

O México é o quinto maior país das Américas e o décimo quarto do mundo. É limitado por Estados Unidos ao norte, com Oceano Pacífico ao sul e oeste, Guatemala, Belize e Mar do Caribe a sudeste e com o Golfo do México a leste. Conta com uma área de 1.964.375 km2.

Tendo sido conquistado e colonizado pela Espanha em 1521, onde passou a chamar-se na época como o Vice-Reino da Nova Espanha. Mas em 1821, viria a ter sua independência e ser reconhecido como México, período este que foi marcado pela instabilidade econômica.

12. Arábia Saudita

Arábia Saudita
pixabay.com

Com uma superfície de 2.149.690 km2 é o maior país árabe na Ásia e na Península Arábica. É limitado por Jordânia e Iraque ao norte, Kuwait ao nordeste, Catar, Barém e Emirados Árabes Unidos a leste, Omã ao sudeste, Iêmen ao sul, Mar vermelho ao oeste e com o golfo Pérsico a leste.

Possui cerca de 6 milhões de habitantes e foi fundado por Abd al-Aziz Al Saud em 1932. Tem a segunda maior reserva de petróleo do mundo e a sexta maior de gás natural. Fazendo dela então o maior exportador mundial de petróleo.

11. República Democrática do Congo

República Democrática do Congo
pixabay.com

Superado apenas por Argélia a República Democrática do Congo possui 2.344.858 km2 de extensão territorial. É rodeado por países como: República Centro-Africana e Sudão do Sul a norte, Uganda, Ruanda, Burundi e a Tanzânia a leste, Zâmbia a leste e sul, Angola a sul e por Oceano Atlântico ao oeste.

Com cerca de 8 milhões de habitantes é o quarto país mais populoso do continente africano, ficando apenas atrás da Nigéria, Etiópia e do Egito. Também é a maior nação francófona do mundo, à frente da França.

10. Argélia

Argélia
pixabay.com

Oficialmente chamada de República Argelina Democrática e Popular é o maior país do continente africano. Tem uma superfície de 2.381.741 km2, onde também é o maior país da bacia do Mediterrâneo.

Tem limites terrestres com Tunísia a leste, Líbia ao sul, Níger e Mali ao sul, Mauritânia e o território contestado do Saara Ocidental a sudeste e Marrocos ao oeste. Possui a décima sétima maior reserva de petróleo do mundo e a segunda maior da África e ao mesmo tempo possui a nona maior reserva de gás natural do mundo.

9. Cazaquistão

Cazaquistão
pixabay.com

Localizado na Ásia Central e com uma pequena parte ao oeste do rio Ural na Europa é também um país transcontinental. Tem uma área de 2.724.900 km2 e é o maior país do mundo sem costa marítima. Possui cerca de 17 milhões de habitantes.

Tem fronteiras com (no sentido horário) Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão, além de uma grande parte do mar Cáspio. O seu terreno inclui planícies, estepes, taiga, desfiladeiros de rochas, montanhas, deltas, e desertos. O seu território tem sido historicamente habitado por tribos nômades.

8. Argentina

 Argentina
pixabay.com

É o segundo maior país da América do Sul em território e terceiro em população. Possui 23 unidades federativas e uma cidade autônoma. Sendo o oitavo maior país do mundo, tem 2.780.400 km2 de extensão territorial. É a maior nação de língua espanhola do globo.

Sua área continental este entre a cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlântico a leste. Tem como limites Paraguai e Bolívia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e Chile a oeste e sul. Conta com uma população de aproximadamente 43 milhões de habitantes.

7. Índia

Índia
pixabay.com

Denominada oficialmente de República da índia, é o segundo país mais populoso do mundo e a democracia mais populosa do globo. Tem fronteiras com Paquistão ao oeste, China, Nepal e Butão ao norte, Bangladesh e Mianmar a leste. Tem uma superfície de 3.287.590 km2.

Banhado ao sul pelo Oceano Índico e mar da Arábia e golfo de Bengala a leste. Tem 28 estados e sete territórios de união. Possui a sétima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto. Tem uma população de 1,324 bilhões de habitantes.

6. Austrália

Austrália
pixabay.com

A Austrália compreende a menor área continental do mundo com uma superfície de 7.692.024 km2. Muitas vezes é chamado de continente-ilha, é banhado pelo Oceano Índico ao sul, e a oeste pelo mar de Timor, mar de Arafura e Estreito de Torres a norte e mar de Coral e mar de Tasmânia a leste.

Mares estes tem limite com Indonésia, Timor-Leste e Papua-nova Guiné e com o território francês da Nova Caledónia a leste a Nova Zelândia a sudeste. Tem uma população de 24 milhões de habitantes.

5. Brasil

Austrália
pixabay.com

Quinto maior país do mundo em território, o Brasil tem uma área territorial de 8.515.767 km2 e é o maior país da América Latina. É o mais lusófono país do planeta e único onde se fala maioritariamente a língua portuguesa.

Com Oceano Atlântico a leste, faz fronteira com todos os outros países da América do Sul, com exceção de Chile e Equador. A economia brasileira é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul. Possui cerca de 207 milhões de habitantes.

4. Estados Unidos

Estados Unidos
pixabay.com

Composta por 50 estados tem uma superfície de 9.371.174 km2 e é o maior país da região central da América do Norte. Tem limite com Canadá ao norte e com México ao sul. O estado do Alasca está a noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia ao oeste, através do estreito de Bering.

O estado Havaí fica no Pacífico Central e outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Tem mais de 300 milhões de habitantes, sendo um país desenvolvido e com a maior economia do mundo.

3. China

China
pixabay.com

A República Popular da China é o maior país da Ásia Oriental e o mais habitado do mundo. Possuindo mais de 1,38 bilhões de habitantes, que representa um quinto da população do planeta. Sua paisagem é variada, com florestas de estepes e desertos. Possui 9.596.964 km2 de extensão territorial.

Governada por um partido comunista, que tem uma jurisdição sobre vinte duas províncias, cinco regiões autônomas, quatro municípios e duas Regiões Administrativas Especiais com grande autonomia. É uma das economias com mais rápido crescimento no mundo.

2. Canadá

Canadá
pixabay.com

Ocupando a maior parte da América do Sul estendendo desde o Oceano atlântico a leste até o Oceano Pacífico a oeste. E ao norte é limitado pelo Oceano Ártico e tem uma área territorial de 9.984.670 km2.

Ficando apenas atrás da Rússia em termos de territórios, faz fronteira com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, que é a mais longa fronteira terrestre do planeta. O Canadá é composto por dez províncias e três territórios e tem uma população de 36,29 milhões de habitantes.

1. Rússia

Canadá
pixabay.com

A federação da Rússia é o maior país do mundo, com uma superfície de 17.098.246 km2. Ficando localizado no norte da Eurásia, tem uma população de 142 milhões de habitantes e é nono país maios populoso do planeta.

É limitado do noroeste ao sudeste por: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão. Cazaquistão, China, Mongólia, e Coreia do Norte. E possui fronteiras marítimas com Japão, pelo mar de Okhotsk e com Estados Unidos, pelo estreito de Bering.

 

COMPARTILHAR