15 maiores raças de gatos do mundo

É difícil não resistir a essas criaturas maravilhosas. Estudos científicos demostraram que apenas vendo vídeos de gatos na internet podem aumentar a energia de uma pessoa e criar emoções positivas. Sejam de qualquer tamanho ou peso, o importante é que nos faz bem. Conheça então as 15 maiores raças de gatos domésticos do mundo.

15. Gato Savannah

gato-savannah
wikipedia.org

Sendo um gato de raça híbrida, originando do cruzamento entre um gato serval e um gato doméstico. Este gato se tornou popular entre criadores no final dos anos 90 e foi aceita como uma nova raça pela Associação internacional de Gatos em 2001. Eles podem pesar entre 3,6 a 9,1 kg, sendo os machos possuindo maior peso devido a sua genética.

A sua aparência exótica de um gato Savannah é muitas vezes devido à presença de muitas características servais diferenciadas. As mais proeminentes deste incluem várias marcas de cores; orelhas altas, profundas, largas, arredondadas e eretas; pernas muito longas; narizes gordos e fofos e olhos encapuzados.

14. Gato de pelo curto brasileiro

Gato-de- pelo-curto-brasileiro
wikipedia.org

Originário do Brasil, é a primeira raça de gato brasileira a ser reconhecida internacionalmente pela World Cat Federation (WCF) em 1998. Foi trazida para o país pelos europeus no início da colonização, com o objetivo de proteger os alimentos de ratos. Não enquadrando mais na categoria Keltic Shorthair, desenvolveu seu próprio padrão.

Possuindo um pelo bem deitado junto ao corpo, cabeça e orelhas de tamanho médio, que são proporcionais à largura da base, bem colocadas. Os olhos ligeiramente oblíquos e nariz da largura da base até à ponta. Peitos largos, pernas de tamanho médio e patas arredondadas, também de tamanho médio.

13. Serval

gato-Serval
wikipedia.org

Nativo da África, foi descrito pelo naturalista alemão Johann Christian Daniel Von Screber em 1776. Sendo dezoito subespécies reconhecidas, o serval é um gato esbelto, de tamanho médio, que possui entre 54 a 62 cm e pesa entre 9 a 18kg.

Caracteriza-se por possuir uma cabeça pequena, orelhas grandes, um amarelo-dourado ao amarelo-claro e listrado com preto. A cauda é curta de ponta preta, o gato serval tem as pernas mais longas de que qualquer gato em relação ao tamanho do corpo. Eles são carnívoros e alimentam-se de roedores.

12. Chausie

gato-Chausie
www.vidaativa.pt

Esta é uma raça de gato doméstico que foi criada a partir de espécies de gatos selvagens. Dentro das raças domésticas, o Chausie é categorizado como uma raça de fonte híbrida não doméstica. Os machos adultos desta raça normalmente pesam entre 4 a 6 kg e as fêmeas geralmente pesam entre 3 a 4,5 kg.

Tem corpos e pernas longas, eles geralmente parecem muito grandes, mas pesam menos do que se esperaria. Como é uma raça de gato relativamente nova eles ainda nascem com frequência e possuem uma variedade de outras cores e padrões.

11. Pixie-bob

gato-Pixie-bob
wikipedia.org

Reivindicado pelo fundador da raça Carol Ann Brewer como sendo a progênie de híbridos de bobcat que ocorreram naturalmente. Mas um teste de DNA não conseguiu detectar genes marcadores de bobcat. Esta raça considerada completamente doméstica para fins de propriedade, registo de fantasia, importação e exportação.

Pixie-bobs podem ser grandes, mas em média chegam a pesar em torno de 5 kg.  Os machos são geralmente maiores que as fêmeas. São considerados altamente inteligentes, sociais, ativos, ousados e gostam de brincar com outros animais.

10. Mau egípcio

gato-Mau egípcio
gatos.animais.info

Os egípcios são uma das poucas raças de gatos domesticados que são naturalmente manchados. Seu corpo comprimento médio é musculoso, com patas traseiras mais compridas do que as dianteiras, dando ao a ele a aparência de estar na ponta dos pés quando na vertical.

É o mais rápido dos gatos domésticos, com suas patas traseiras mais longas e um único retalho de pele que se estende do flanco ao joelho posterior. Patas estas que proporcionam uma maior agilidade e duração da passada. São conhecidos por chorar e emitir outras vocalizações distintamente incomuns quando estimulados.

9. Gato norueguês da floresta

gato-Gato norueguês da floresta
animais.culturamix.com

Originário do norte da Europa, esta raça natural é adaptada a um clima muito frio, com uma camada superior de pelos longos e lustrosos. Apesar de incerto, antepassados desta raça podem ter sido de uma variedade de gatos de pelo curto trazido pelos Viking por volta do ano 100 d.C.

Quase foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial, até que a Norwegian Forest Cat Club ajudaram a raça, criando um programa oficial de reprodução. É um gato forte e grande, com pernas longas, uma cauda espessa e um corpo robusto.

8. Chartreux

gato-Chartreux
phz8.petinsurance.com

O Chartreux é uma raça rara de gato doméstico francês que é reconhecido por vários registos em todo mundo. Ele é musculoso e grande com membros relativamente curtos, de ossos finos e reflexos muito rápidos. Conhecidos pela sua cor azul cinza e olhos laranjeiras ou cor de cobre.

Tendem a ficar quietos, raramente emitindo ruídos, como miar ou chorar, e alguns até são mudos. São bastante observadores e inteligentes. Brincalhões na idade adulta, alguns podem até ser ensinados a buscar objetos da mesma maneira que um cachorro.

7. Ragdoll

gato-Ragdoll
wikipedia.org

Possuindo olhos e um casaco distinto, é um gato grande e musculoso. Tem um pelo semi longo macio e sedoso. Como todos os gatos de pelo comprido, esta raça de gato precisa de cuidados para garantir que sua pele esteja em forma. É conhecida pelo seu temperamento dócil e plácido e natureza afetuosa.

Popularmente no Reino Unido e nos Estados Unidos, os gatos da raça ragdoll costumam ser conhecidos como os gatos que se assemelham com cachorros, isso devido ao seu comportamento em seguir as pessoas em volta. E também pela facilidade que são manipulados fisicamente e por sua falta de agressividade em relação a outros animais de estimação.

6. Gato Birmanês

gato-birmanes
petgusto.com

Esta raça de gatos domésticos originários da Tailândia, que acredita-se ter sua raízes perto da fronteira atual Tailândia-Birmânia e foi desenvolvido nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Os birmaneses mais modernos são descendentes de uma gata chamada Wong Mau, que foi trazida da Birmânia para a América em 1930e criada com os siameses americanos.

Os birmaneses são uma raça notavelmente orientada para as pessoas, mantendo a sua energia e brincadeira de gatinho da idade adulta. Formam laços fortes com seus donos e gravitando em direção à atividade humana.

5. Gato de pelo curto inglês

Gato de pelo curto inglês
mundopet.com

Sendo a versão com pedigree do tradicional gato doméstico britânico, possui um corpo distintamente volumoso, pelagem densa e rosto largo. A variante de cor mais familiar é um azul acinzentado com olhos de cor de cobre. A sua cauda é média e também foi desenvolvida uma ampla gama de outras cores e padrões.

É uma das raças de gatos mais antigas conhecidas, provavelmente originárias de gatos domésticos europeus importados para Inglaterra pelos invasores romanos no primeiro século d.C. A sua boa aparência e um temperamento relativamente calmo da raça fazem dela uma estrela da mídia frequentemente.

4. Gato siberiano

Gato-siberiano
www.universodegatos.com

Presente na Rússia durante séculos, e recentemente desenvolvido como uma raça oficial. O seu tamanho varia de médio a grande porte e acredita-se ser ancestral de todos os gatos de pelos longos modernos. Conhecido como um saltador excepcionalmente ágil, este gato é um gato forte.

Possui membros traseiros grandes com patas bem arredondadas e com uma cauda longa. Suas orelhas são de tamanho médio, olhos grande e testa larga. Suas patas traseiras são mais longas do que as patas dianteiras. O que contribui para sua incrível agilidade e capacidade atlética.

3. Ragamuffin

gato-Ragamuffin
www.askideas.com

Ragamuffin é uma variante da raça Ragdoll que foi estabelecida como uma raça separada em 1994. Se distingue por suas personalidades amigáveis e peles grossas, que mais lembram o coelho. É uma raça muscular e pesada que precisa aproximadamente quatro a cinco anos para amadurecer completamente. As caraterísticas desta raça incluem um corpo retangular de peito-largo com ombros sustentados em um pescoço curto.

Com uma cabeça larga e modificada, tem uma testa moderadamente arredondada. Eles são de todas as cores e padrões de pelagem, com uma pelagem de comprimento médio que aumenta de comprimento em direção ao estômago.

2. Bobtail americano

gato-Bobtail americano
revistanegociospet.com.br

Bobtail americano é uma raça incomum de gato doméstico que foi criado no final dos anos 60. Se distingue pela sua cauda curta, que é cerca de um terço da metade do comprimento da cauda de um gato normal. Este é resultado de uma mutação genética que afeta o desenvolvimento da cauda. Eles são lúdicos, sociais e moderadamente energéticos.

Bobtail supostamente tem bastante engenhosidade para escapar de salas com portas fechadas e de gaiolas protegidas. O seu corpo é moderadamente longo, sua postura é visivelmente retangular e as patas traseira são mais compridas do que as dianteiras.

1. Maine Coon

gato-Maine Coon
kittentoob.com

Considerada a raça de gato de pelo longo mais antiga, além ser a maior de todas as raças de gato do mundo. Primeiramente reconhecida como raça no estado norte-americano do Maine.

Maine coons pesam entre 6 a 11 kg com as fêmeas pesando de 4,5 a 6,8 kg. A sua altura quando adultos pode variar entre 25 a 41 cm e podem atingir um comprimento de até 100 cm. O corpo é sólido e musculoso, necessário para suportar o seu próprio peso e o seu peito é amplo.

COMPARTILHAR