15 montanhas mais altas do mundo

Todos os anos centenas de alpinistas morrem tentando chegar ao cume destas montanhas. Para uns pode ser um desafio maluco, mas para outros a montanha pode ser um local de liberdade. Chegar ao topo dessas montanhas não é para qualquer um, pois frio no alto dessas montanhas podem chegar a 70 grau célsius negativos e o ar rarefeito pode deixar o corpo em pane. Conheça então os 15 picos mais altos do mundo.

15. Gyachung Kang

Gyachung Kang
wikimedia.org

Localizado entre a fronteira do Nepal e da China, é a decima quinta montanha mais alta do mundo, com 7.952 metros de altitude. Também é o pico mais alto que não é de oito mil metros, o que o torna menos conhecido do que os demais de oito mil, que são apenas 100 metros mais altos. Foi primeiramente escalado pela primeira vez em 10 de abril de 1964 por Y. Kato, K. Sakaizawa e Pasang Phutar.

14. Shishapangma

Shishapangma
wikimedia.org

Também chamado de Gosaintham, é a decima quarta montanha mais alta do mundo, com 8.013 metros de altitude. O Shishapangma foi último pico de 8.000 metros de altitude a ser escalado. O seu nome significa crista acima das planícies gramíneas. Foi primeiramente escalada em 2 maio de 1964, por Hsu CHing e o seu cume foi alcançado pela primeira vez no inverno em janeiro de 2005, pelo italiano Simone Moro e o polonês Piotr Morawski.

13. Gasherbrum II

Gasherbrum II
wikimedia.org

Também conhecido como K4, é a decima terceira montanha mais alta do mundo, possuindo 8.035 metros em altitude. O Gasherbrum é o terceiro pico mais elevado dos montes de Gasherbrum, situado na região de Karakoram, no Himalaia. Foi primeiramente escalado em 8 de julho por Fritz Moravec, Josef Larch e Hans Willenpart. Em 2011, Cory Richards, Denis Urubko e Simone Moro, se tornaram os primeiros a ascender ao Gasherbrum II no inverno. Que pesar de serem enterrados por uma avalanche, chegaram ao cume.

12. Broad Peak

Broad Peak
Broad Peak

A decima segunda montanha mais alta do mundo, Broad Peak, possui 8.051 metros de altitude. Faz parte dos montes Gasherbrum situado na região de Karakoram, no Himalaia. Localmente o Braod Peak é conhecido como Faichan Kangri.  A primeira ascensão a esta montanha foi feita em 9 de junho de 1957, por Fritz Wintersteller, Kurt Diemberger, e Herman Buhl. No mesmo ano a equipe já tinha tentado escala-la, onde Wintersteller e Kurt Diemberger alcançaram a parte de ligação ao local mais alto.

11. Gasherbrum I

Gasherbrum I
wikimedia.org

Gasherbrum conhecido também como K5 e Hidden Peak, é a decima primeira montanha mais alta do mundo, a 8.080 metros acima do nível do mar. Fica localizado na fronteira paquistanesa-chinesa na Gilgit-Baltistão. Gasherbrum I é frequentemente chamado de “Parede Brilhante”. Gasherbrum I faz parte do Maciço de Gasherbrum, localizado não região de Karakoram. Foi escalado pela primeira vez em 5 julho de 1958 por Pete Schoening e Andy Kauffman, em uma expedição americana de liderada por Nicholas B. Clinch.

10. Annapurna

Annapurna
wikimedia.org

Foi a primeira montanha com mais de 8.000 metros de altitude a ser escalada. É a decima montanha mais alta do mundo, possuindo 8.091 metros de altitude. O seu nome sânscrito significa deusa das colheitas. Os primeiros a atingirem os picos dessas montanhas foram Maurice Herzog e Louis Lachenal.

Historicamente, os picos do Annapurna estão entre as montanhas mais perigosas do mundo para escalar, ficando atrás de Kanchenjunga. Em 2012 houve 191 subidas de cúpulas de Annapurna e 61 escaladas terminaram em fatalidades na montanha. E em 2014, pelo menos 43 pessoas foram mortas como resultados de tempestades de neve e avalanches.

9. Nanga Parbat

Nanga Parbat
wikimedia.org

É a nona montanha mais alta do mundo, com 8.125 metros de altitude. Localiza-se na zona ocidental dos Himalaias, no Paquistão. O seu nome significa montanha nua em urdu e é uma das montanhas mais mortíferas dos Himalaias. A montanha foi escalada completamente pela primeira vez em 2 de julho de 1953 pelo alpinista austríaco, Hermann Buhl e sua equipe alemã de alpinistas.

Escalada essa que representa um dos feitos mais impressionante da história, porque foi a única vez, na qual a primeira ascensão de oito mil foi realizada por um só alpinista, desde o último campo até o topo. Até 2009 a montanha foi escalada com sucesso por 326 vezes e houve 68 mortes.

8. Manaslu

Manaslu
wikimedia.org

O nome Manaslu deriva da palavras Manasa, que em sânscrito significa a montanha do espírito. Sendo a oitava montanha mais alta do mundo, localiza-se na cordilheira do Himalaia. A montanha de Manaslu foi primeiramente escalada em 9 de maio de 1956, por Toshio Imanishi e Gyalzen Norbu. Possuindo uma altitude de 8.156 metros, tem atraído muitos alpinistas, pois é um dos picos mais fáceis de se escalar.

As avalanches no Manaslu não são muito frequentes, mas em 1972, uma atingiu uma equipe de escaladores e matou seis coreanos e 10 guias nepaleses. Um outra avalanche ocorreu em 2012, enquanto mais de duas dezenas de alpinistas estavam dormindo em suas tendas, pelo menos nove alpinistas morreram.

7. Dhaulagiri

Dhaulagiri
wikimedia.org

Sendo a sétima montanha mais alta do mundo e a mais alta do Nepal, que não se localiza numa fronteira. Possuindo uma altitude de 8.167 metros, localiza-se na cordilheira do Himalaia, na parte cento-norte do Nepal, seu nome significa montanha branca. Desconhecida pelo mundo ocidental até 1808, ela foi tida como a montanha mais alta do mundo.

Título que durou vários anos, até o Dhaulagiri ter sido ultrapassado pela estimativa do cume do Kanchenjunga. Foi escalada pela primeira vez em 13 de maio de 1960, por Kurt Diemberger, Peter Diener, Ernst Forrer, Albin Schelbert, Nyima Dorji e Nawang Dorji.

6. Cho Oyu

Cho Oyu
wikimedia.org

O Cho Oyo é sexta montanha mais alta o mundo, possuindo 8.201 metros de altitude. O seu nome significa a melhor turquesa no idioma tibetano.Também localiza-se na cordilheira do Himalaia, a cerca de 20 km a oeste do monte Everest. Cho Oyu foi escalado pela primeira vez em 19 de outubro de 1954, pelo lado noroeste, por Herbert Tichy, Joseph Joechler e Pasang Dawa Lama.

Já tinham tentado em 1952, em um expedição liderada por Eric Shipton, mas as dificuldades técnicas em um penhasco de gelo acima de 6.650 metros provaram ser além de suas habilidades. Dentre todas as montanhas com mais de oito mil metros de altitude, a montanha de Cho Oyo é considerada a mais fácil de escalar.

5. Makalu

Makalu
wikimedia.org

Localizada a 22 km a leste do monte Everest, Makalu é a quinta montanha mais alta do mundo. Com 8.462 metros de altitude, o seu pico na sua forma lembra uma pirâmide de quatro faces. A montanha de Makalu é considerada como uma das montanhas mais difícil de escalar em todo mundo, devido as suas subidas íngremes e cumes afiados. A subida final da pirâmide de cúpula envolve escalada técnica de rochas e gelo.

Makalu possui dois picos subsidiários notáveis, Kangchungtse, ou Makalu II de 7.678 metros, que fica a cerca de 3 km a noroeste da cimeira principal. Erguendo-se a cerca de 5 km ao nordeste do cume principal em um amplo planalto, e conectado a Kangachungtse por um selim estreito de 7.200 metros, está então o Chomo Lonzo de 7.804 metros.  A primeira escalada em Makalu foi realizada por uma equipe americana liderada por Riley Keegan.

4. Lhotse

Lhotse
wikimedia.org

O Lhotse é quarta montanha mais alta do mundo, possuindo uma ligação com o monte Everest pela coluna sul. Devido à proximidade com o Everest, tem um baixo valor de proeminência topográfica. Até 2003 243 alpinistas haviam subido ao topo, sendo que 11 morreram. O flanco ocidental do Lhotse é conhecido como face de Lhotse.

Todos os alpinistas que vão pela coluna sul do Everest devem escalar esta parede de 1.125 metros constituída por gelo glacial. Os primeiros alpinistas que atingiram o seu cume foram os suíços chefiados por Albert Eggler em 18 de maio de 1956.

3. Kanchenjunga

Kanchenjunga
wikimedia.org

Kanchenjunga é a montanha mais alta da Índia e a terceira mais alta do mundo. Possui 8.599 metros de altitude, fica situada na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre Nepal e Índia. Durante os anos de 1838 até 1849, acreditava-se que Kanchenjunga fosse a montanha mais alta do mundo, pois desconhecia-se a altitude do monte Everest e do K2.

As origens do nome Kanchenjunga são muitas, mas na sua tradução literalmente corresponde à expressão “Os Tesouros da Grande Neve”, que tem como referência ao seus cincos picos que nascem do seus glaciares.  Foi escalada com sucesso em 1955, por Joe Brow George Band.

2. K2

K2 
wikimedia.org

Também conhecida como monte Godwin-Austen é segunda montanha mais alta do mundo, depois claro do monte Everest. O K2 está a 8.611 metros acima do nível do mar. localiza-se na fronteira China-Paquistão, na região de Gilgit-Baltistão do norte do Paquistão.

A “montanha selvagem” como é conhecida, devido à extrema dificuldade de subida. Possui a terceira maior taxa de mortalidade entre as montanhas com mais de oito mil metros de altitude. Em 300 ascensões bem sucedidas, 77 morreram, ou seja, em cada quatro pessoas que chegam ao cume, uma morre. A rota mais difícil para atingir o pico fica pelo lado chinês, sendo assim os alpinistas preferem o lado paquistanês para atingir o pico da montanha.

1. Monte Everest

Monte Everest
wikimedia.org

Sem sombra de dúvida o Everest é a montanha mais alta do mundo. Conhecido no Nepal como Sagarmatha no Tibete com Chomolungma, o seu pico está a 8.848 metros acima do nível do mar, localiza-se na cordilheira Mahalangar Himal, no Nepal. Recebeu seu nome oficial em 1865, em homenagem a Sir George Everest. O Everest atrai muitos alpinistas todos os anos.

Para subir a montanha existem duas rotas: uma que aproxima ao cume pela face sudeste no Nepal e a outra pela face norte no Tibete, na China. O monte Everest apresenta muitos perigos, tais como mal da montanha, condições climáticas, ventos, e avalanches. Em 2016, havia mais de 200 cadáveres ainda na montanha, sendo que alguns deles servem até mesmo como referência.

COMPARTILHAR