15 principais deuses da mitologia grega

Deuses da mitologia grega é são divindades da Grécia Antiga que segundos mitos viviam no Monte Olimpo, esta que é a montanha mais alta da Grécia. O povo grego tinha um grande afeto pelos seus deuses, onde os contemplavam e davam-lhes um papel quase a de um ser humano. Conheça agora então os nomes dos principais deuses da mitologia grega.

15. Nike

Nike-deusa-mitologia-grega
Susanna Galanis Classical Education

Esta era uma deusa que personificava vitória para os romanos. Filha do titã Pallas e da deusa Styx e irmão de Kratos, Bia e Zelus. Nike e seus irmãos eram companheiros próximos de Zeus, a divindade dominante no panteão grego.

Ela é vista com asas na maioria das estátuas e pinturas, sendo uma das mais famosas a Vitória Alada de Samotrácia. Nike é a deusa da força, velocidade e vitória.

14. Hypnos

Hypnos-deus-mitologia-grega
Greek Mythology Link

Hypnos é a personificação de sono, o equivalente romano que é conhecido como Somnus. Filho de Nyx (“A Noite”) e Erebus (“A Escuridão”) e era irmão de Thanatos (“Morte”). Ele vive em uma grande caverna, de onde vem o rio Lethe (“Esquecimento”) e onde noite e dia se encontram.

Sua cama é feita de ébano, na entrada da caverna cresce um número de papoulas e outras plantas hipnóticas. O que faz com que nenhuma luz e nenhum som entrem na sua gruta.

13. Hades

Hades-deus-mitologia-grega
Gods And Monsters

Deus dos mortos, governante do submundo, este era o deus grego conhecido como Hades. Ele era uma figura terrível para os vivos, que eram bastante cuidadosos com o juramento que faziam em seu nome. Para muitas pessoas, simplesmente expressar a palavra “Hades” era uma proposta assustadora.

Então eles inventaram um eufemismo, uma palavra que significava a mesma coisa, mas com um som mais agradável.

12. Dionísio

Dionísio-deus-mitologia-
Consentidoscomunes

Visto como o deus da fertilidade e do vinho e mais tarde considerado um patrono das artes. Dionísio criou o vinho e espalhou a arte da viticultura. Possuía uma natureza dual, por um lado, ele trouxe alegria e êxtase divino; ou ele traria raiva brutal e ofuscante, refletindo assim a natureza dual do vinho.

Dionísio era filho de Zeus e Semele, e ele vagou pelo mundo ativamente espalhando seu culto. Onde estava acompanhado pelas Maenads, mulheres selvagens, cheias de vinho, ombros cobertos por uma pele de corça, carregando bastões com pontas de pinhas.

11. Hermes

Hermes-deus-mitolgia-grega
Gods & Goddess Wiki

Filho de Zeus e de Maia, Hermes é muitas vezes identificado como o mercúrio romano e com Cadmilus. Seu nome é provavelmente derivado de herma, a palavra grega para um monte de pedras.

Tanto na literatura quanto no culto Hermes estava constantemente associado à proteção do gado e ovelhas. Ele era muitas vezes intimamente ligado a divindades de vegetação, especialmente Pan (deus grego) e as ninfas (espíritos da natureza).

Na Odisseia, no entanto, ele aparece principalmente como o mensageiro dos deuses e o condutor dos mortos para Hades.

10. Afrodite

Afrodite-deusa-mitologia-grega
Greek Mythology Pantheon

Considerada como deusa do amor e da beleza sexual pelos gregos e identificada como Vênus pelos romanos. Afrodite nasceu da espuma branca produzida pelos órgãos genitais cortados do deus Urano (Céu), depois que seu filho Cronos o jogou no mar.

Ela era de fato amplamente adorada como uma deusa dor mar e também foi honrada com uma deusa da guerra, especialmente em Esparta, Tebas, Chipre e outros lugares.

9. Hefesto

Hefesto-deus-mitologia-grega
Wikipedia

Segundo o mito, Hefesto nasceu coxo e foi lançado do céu em desgosto por sua mãe, Hera, e novamente por seu pai, Zeus, após uma briga familiar. Mas foi trazido de volta ao Olimpo por Dionísio e foi um dos únicos deuses a ter retornado após o exílio.

Como deus do fogo, Hefesto se tornou o divino ferreiro e patrono dos artesãos. Na arte, ele geralmente é representado como um homem de barba de meia-idade.

8. Ártemis

Ártemis-deusa-mitolgia-grega
Greek Mythology Pantheon

Ártemis é deusa olímpica da caça, da lua e da castidade, com o tempo ela também se tornou associada ao parto e a natureza. Não mais com alguns dias de idade, ela ajudou sua mãe Leto a dar à luz ao seu irmão gêmeo Apolo.

Ártemis é quase universalmente descrita com uma caçadora jovem, bonita e vigorosa, portadora de flechas e segurando um arco. Como deusa da lua, as vezes ela é representada usando um longo manto e uma coroa de lua crescente.

7. Apolo

Apolo-deus-mitologia-grega
Quora

Apolo era um deus oracular – uma divindade profética do Oráculo Délfico (templo que abrigavam sacerdotes). Ele está associado a medicina e cura, mas ele também é visto como um deus que poderia trazer problemas de saúde e pragas mortais.

Ele favorece e encanta na fundação de cidades e no estabelecimento da constituição civil, por causa disso está associado ao domínio sobre os colonos. Apolo é o doador e intérprete das leis. Ele preside a lei divina e o costume juntamente com Zeus, Deméter e Têmis.

6. Atena

Atena-deusa-mitolgia-grega
ThoughtCo

Vista como deusa da sabedoria, mas também o símbolo poético da razão de pureza. Atena teve um papel significativo na mitologia grega e na vida dos atenienses e de todos os gregos. Ela era a deusa da sabedoria em uma sociedade patriarcal onde mulheres não eram mais que servas sexuais.

O mito diz também que Atena nasceu totalmente armada e, portanto, foi considerada a deusa guerreira. Apesar disso, ela sempre preferiu a sabedoria à luta.

5. Ares

Ares-deus-mitologia-grega
Mythologian NET

Filho de Zeus e Hera, Ares frequentemente representava o aspecto físico ou violento e indomável da guerra. Ele era a força perigosa e avassaladora que era insaciável em batalha, destrutiva e assassina de homens.

Ares desempenha um papel relativamente limitado na mitologia grega, segundo é representado nas narrativas literárias. Embora os seus numerosos casos amorosos e descendentes sejam frequentemente mencionados.

4. Deméter

Deméter-deusa-mitologia-grega
Greek Mythology

Na antiga religião grega e mitologia, Deméter é a deusa do grão, agricultura, colheita, crescimento e nutrição. Embora seja frequentemente descrita simplesmente como deusa da colheita. Ela também presidiu a lei sagrada e o ciclo da vida e da morte.

Ela e sua filha Perséfone foram as figuras centrais dos mistérios eleusinos que antecederam o panteão olímpico.

3. Poseidon

Poseidon-deus-mitologia-grega
Greek Mythology

Um dos atletas olímpicos na antiga religião grega e mito, Poseidon era o deus do mar e outras águas. Na Grécia pré-olímpica da idade do bronze, era venerado como uma divindade principal em Pilos e Tebas.

Poseidon era protetor dos mares de muitas cidades e colônias helênicas. Na Odisseia, durante a viagem marítima de Tróia para Ítaca, o herói grego Ulisses provoca a fúria de Poseidon cegando seu filho, o Ciclope Polifemo, resultando ele castigando-o com tempestades.

2. Hera

Hera-mitologia-grega-deusa
Pinterest

Tida como deusa das mulheres, casamento, família e parto, Hera era irmã e esposa de Zeus. Dominava o Monte Olimpo como rainha dos deuses. Ela serviu como patrocinadora e protetora de mulheres casadas, presidindo casamentos e abençoando uniões matrimoniais.

Hera é comumente vista com os animais que ela considera sagrados, incluindo a vaca, o leão e o pavão. Uma de suas caraterísticas marcantes era sua natureza ciumenta e vingativa contra as amantes de Zeus.

1. Zeus

Zeus-motologia-grega
Greek Boston

O deus olímpico do céu e do trovão, o rei de todos os outros deuses e homens, consequentemente, a figura principal da mitologia grega. Acredita-se que o nome de Zeus tenha seu originado da palavra grega antiga “brilhante”.

Normalmente ele é retratado com um cetro em uma mão e um raio na outra – ambos símbolos de sua autoridade. As vezes ele usa uma coroa de folhas de carvalho – o carvalho era considerado sua árvore sagrada.

 

COMPARTILHAR