15 principais obras de Salvador Dali

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech foi um destacado surrealista espanhol, que nasceu em Figueres, na Catalunha, Espanha. Conhecido por sua habilidade desenhista, ele é geralmente famoso por suas imagens marcantes e bizarras de seu trabalho surrealista. Dalí continua sendo um dos artistas mais controversos e paradoxais do século XX. Confira então as 15 principais pinturas de Salvador Dalí.

15. Minha Esposa Nua….

Minha Esposa Nua....
Dali Paintings

Como o título desta pintura sugere, as imagens de sonhos ainda estavam no centro da estética de Dalí. Visto que foi demonstrado pela alarmante cavalgada de criaturas ferozes e armas perigosas que ameaçam a figura feminina adormecida. Em uma sucessão de imagens em forma de cadeia, uma romã se abre para liberar um gigante vermelho.

14. Relógio de Fusão

Relógio de Fusão-salvador-dali
Dali Paintings

Criado em 1954, esta obra é um exemplo do movimento surrealista. Dalí usou a presença de uma aparência fantasmagórica para acentuar o misterioso e inexplicável em sua pintura. O surrealismo rejeita a lógica, a razão e a ordem natural.

Ele usa técnicas como qualidades oníricas ou fantasmagóricas, justaposição (um método para rejeitar harmonia em seu trabalho) e incorpora objetos surreais e assunto. A maior parte do fundo consiste em marrons profundos e ouro e é contrastada pelo relógio branco da pintura.

13. Aparição de Rosto e Fruteira na Praia

Aparição de Rosto e Fruteira na Praia-salvador-dali
Dali Paintings

Embora não seja mais associado aos surrealistas, Dalí nunca abandonou completamente suas atividades surrealistas. Produzida em 1938, esta tela de ilusão de ótica pode ser interpretada de duas maneiras diferentes. A imagem de um prato ou coelho, uma mulher velha ou uma jovem, um elefante com quatro pernas ou um elefante com cinco pernas.

11. O Fantasma de Vermeer de Delft

O Fantasma de Vermeer de Delft
Dali Paintings

Representada por uma figura magra escura em posição ajoelhada, este quadro tem de dimensão 18,1 cm x 13,97 cm. A perna esticada da figura serve como uma superfície de mesa na qual se senta uma garrafa e um pequeno copo.

A pintura faz referência a arte da pintura de Vermeer (pintor holandês), um famoso trabalho de século XVII. Além da técnica minuciosa que faz este minúsculo trabalho brilhar por dentro. Dalí deu a ela uma óbvia reviravolta surrealista com alongamento grosseiro e divertido da perna do homem.

10. Persistência da Memória

O Fantasma de Vermeer de Delft
Dali Paintings

O quadro foi um dos primeiros do pintor espanhol executando sua abordagem “crítica paranoica”, na qual ele descreve seus próprios conflitos psicológicos e fobias. Este trabalho contém um autorretrato sobre o qual é colocado um “relógio macio”. Para Dalí esses “relógios suaves”, sugerem que o conceito de tempo perdeu todo o significado no mundo inconsciente.

9. Cisne Refletindo Elefantes

Cisne Refletindo Elefantes
Dali Paintings

Sendo do período crítico da paranoia de Dalí, esta tela de óleo foi pintada em 1937. Ela contém as famosas imagens duplas do artista espanhol, imagens estas que eram uma parte importante do método crítico da paranoia de Dalí. 

Nesta obra os três cisnes na frente das árvores desertas e sem folhas são refletidas no lago. Então as cabeças dos cisnes se tornam as cabeças dos elefantes e as árvores se tornam os corpos dos elefantes.

8. Construção Mole com Feijão Cozido

Construção Mole com Feijão Cozido
Dali Paintings

Salvador pintou este quadro seis meses antes da Guerra Civil Espanhola, depois afirmou que sabia que a guerra iria acontecer. Por isso pintou a tela a fim de parecer ter habilidades semelhantes a profetas devido ao “poder profético de sua mente subconsciente”. A pintura pode ser vista no Museu de Arte da Filadélfia, nos Estados Unidos da América.

7. O Grande Masturbador

O Grande Masturbador
Dali Paintings

Pintado em 1929, esta tela é uma das várias personificações do artista, que aparece em várias cenas simultâneas na pintura. Cenas estas que refletem a transformação espiritual e erótica que Dalí acabara de passar. Esta composição perturbadora também mostra as fantasias do artista atingindo um zênite.

6. Cristo de São João da Cruz

Cristo de São João da Cruz
Dali Paintings

Pintura que foi inspirada por um desenho, preservado no Convento da Encarnação em Ávila, na Espanha. Este trabalho foi considerado banal por um crítico de arte importante quando foi exibido pela primeira vez em Londres, no Reino Unido.

No entanto, vários anos depois, ele foi cortado por um fanático enquanto estava pendurado no Museu de Glasgow, prova de seu efeito surpreendente sobre as pessoas.

5. Metamorfose de Narciso

Metamorfose de Narciso
Dali Paintings

A Metamorfose de Narciso é a interpretação do pintor do mito grego de Narciso. Esta foi a primeira pintura de Dalí a ser feita inteiramente de acordo com o método crítico paranoico. Em que o artista descreveu como um “método espontâneo de conhecimento irracional, baseado na associação crítica-interpretativa dos fenômenos do delírio”.

4. Galatea das Esferas

Galatea das Esferas
Dali Paintings

Uma das obras mais representativas do período do misticismo nuclear de Dalí. Esta pintura é o resultado do pintor apaixonado pela ciência e pelas teorias da desintegração do átomo. O rosto de Galatea é feita de um cenário descontínuo e fragmentado, densamente povoado por esferas, que no eixo da tela assumem uma visão e perspectiva tridimensionais.

3. Sonho Causado pelo Vou de uma Abelha…….

Galatea das Esferas
Dali Paintings

Como o título desta pintura sugere, as imagens de sonhos ainda estavam no centro da estética de Dalí. Visto que foi demonstrado pela alarmante cavalgada de criaturas ferozes e armas perigosas que ameaçam a figura feminina adormecida. Em uma sucessão de imagens em forma de cadeia, uma romã se abre para liberar um gigante vermelho.

2. Pesca de Atum 

pesca-de-atum-salvador-dali
Dali Paintings

Entre as obras primas pintadas por Dalí, esta tela ocupa os lugares mais significativos. A qualidade fotográfica deste quadro é uma homenagem à habilidade do artista. Esta imagem é uma espécie de testamento, fruto de quarenta anos de pesquisa dedicada a meios de expressão visual.

1. Girafa Ardente

Girafa Ardente-salvador-dali
Dali Paintings

Esta pintura mostra a luta pessoal do pintor com a batalha em seu país de origem. A imagem é definida em uma atmosfera crepuscular com céu azul profundo. Segundo o pintor as gavetas abertas nesta expressiva figura feminina recolocada referem-se ao subconsciente interior do homem. Ambas as humanidades funcionam como uma cômoda

COMPARTILHAR