42 frases de Adam Smith

Adam Smith foi um filósofo e escritor francês, que para além de ser um filósofo moral foi o pioneiro da economia política. Tendo sido a figura chave do iluminismo escocês, é tido como o “Pai da Economia” ou “Pai do Capitalismo”.

Adam Smith era controverso em sua época e sua abordagem geral e estilo de escrita eram muitas vezes satirizados pelos escritores conservadores.

1. Nenhuma sociedade pode certamente ser florescente e feliz, da qual a maior parte dos membros é pobre e miserável.

2. Sentir muito pelos outros e pouco por nós mesmos; restringir nosso egoísmo e exercitar nossas afeições benevolentes, constitui a perfeição da natureza humana.

3. A verdadeira tragédia dos pobres é a pobreza de suas aspirações.

4. A virtude é mais temida que o vício, porque seus excessos não estão sujeitos à regulação da consciência.

5. O trabalho foi o primeiro preço, a compra original – dinheiro que foi pago por todas as coisas. Não foi pelo ouro ou pela prata, mas pelo trabalho, que toda a riqueza do mundo foi originalmente comprada. frases-de-Adam-Smith

6. O consumo é o único fim e propósito de toda produção; e o interesse do produtor deve ser atendido apenas quando for necessário para promover o consumidor.

7. Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas de sua consideração por seu próprio interesse.

8. O trabalho foi o primeiro preço, a compra original – dinheiro que foi pago por todas as coisas.

9. O que pode ser acrescentado à felicidade de um homem que está em saúde, endividado e com consciência limpa?

10. Eu nunca soube muito bem feito por aqueles que afetaram o comércio para o bem público. frases-de-Adam-Smith

11. O homem é um animal que faz barganhas: nenhum outro animal faz isso – nenhum cão troca ossos com outro.

12. A defesa é superior à opulência.

13. Nenhuma reclamação … É mais comum que a escassez de dinheiro.

14. Este é um daqueles casos em que a imaginação é desconcertada pelos fatos.

15. Com a maior parte dos ricos, o principal desfrute das riquezas consiste no desfile de riquezas. frases-de-Adam-Smith

16. A ciência é o grande antídoto para o veneno do entusiasmo e da superstição.

17. A propensão a transportar, trocar e trocar uma coisa por outra é comum a todos os homens e não pode ser encontrada em nenhuma outra raça de animais.

18. Assim que a terra de qualquer país se torna propriedade privada, os latifundiários, como todos os outros homens, adoram colher onde nunca semearam, e exigem um aluguel, mesmo para seus produtos naturais.

19. Todo dinheiro é uma questão de crença.

20. Pouco mais é necessário para levar um estado ao mais alto grau de opulência da mais baixa barbárie, mas a paz, impostos fáceis e uma administração tolerável da justiça: todo o resto sendo provocado pelo curso natural das coisas. frases-de-Adam-Smith

21. Não é aumentando a capital do país, mas tornando uma parte maior desse capital ativa e produtiva do que seria de outro modo, que as operações mais judiciosas do setor bancário possam aumentar a indústria do país.

22. A disciplina real e eficaz que é exercida sobre um trabalhador é a dos seus clientes. É o medo de perder o emprego que restringe suas fraudes e corrige sua negligência.

23. No caminho da Cidade do Ceticismo, tive que passar pelo Vale da Ambiguidade.

24. A grande ambição, o desejo de verdadeira superioridade, de liderança e direção, parece ser totalmente peculiar ao homem, e a fala é o grande instrumento da ambição.

25. A teoria que pode absorver o maior número de fatos, e persistir em fazê-lo, geração após geração, através de todas as mudanças de opinião e detalhes, é aquela que deve governar toda a observação. frases-de-Adam-Smith

26. O pobre David Hume está morrendo rápido, mas com mais alegria e bom humor e com uma resignação mais real ao curso necessário das coisas, do que qualquer cristão choramingão jamais tingido com pretensa resignação à vontade de Deus.

27. A felicidade nunca coloca o dedo no pulso.

28. A humanidade é a virtude de uma mulher, a generosidade de um homem.

29. Aventure-se em todos os bilhetes na loteria e você perde com certeza; e quanto maior o número de seus ingressos, mais próxima a sua abordagem a essa certeza.

30. O ressentimento parece ter sido dado pela natureza para uma defesa, e apenas para uma defesa! É a salvaguarda da justiça e a segurança da inocência. frases-de-Adam-Smith

31. A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.

32. O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir.

33. A ciência é o grande antídoto do veneno do entusiasmo e da superstição.

34. A ambição universal do homem é colher o que nunca plantou.

35. O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção. frases-de-Adam-Smith

36. O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos.

37. Felicidade é aquilo que ganhamos pelo agir.

38. A disposição em admirar e quase idolatrar os ricos e poderosos e, ao mesmo tempo, desprezar e negligenciar os pobres é a maior e mais universal causa de corrupção dos nossos sentimentos morais.

39. O que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal.

40. Onde há grande propriedade, há grande desigualdade. Para um muito rico, há no mínimo quinhentos pobres, e a riqueza de poucos presume da indigência de muitos. frases-de-Adam-Smith

41. Governo civil, quando instituído somente para a proteção da propriedade privada, é na realidade instituído para a defesa dos ricos contra os pobres, dos que têm propriedade contra os que não têm.

42. A tendência a admirar, quase venerar, os ricos e poderosos, e de desdenhar, ou no mínimo ignorar, pessoas em condições pobres e cruéis, embora necessária para estabelecer e manter a distinção entre níveis sociais, é ao mesmo tempo a maior e mais universal causa da corrupção da nossa sensibilidade moral.

COMPARTILHAR