50 frases de Arthur Schopenhauer

Arthur Schopenhauer foi um filósofo alemão, que é muito conhecido por sua obra “O Mundo como Vontade e Representação”. Apesar de seu trabalho não ter conseguido chamar atenção durante sua vida. Arthur Schopenhauer teve impacto posteriormente em várias disciplinas incluindo filosofia, literatura e ciência.

Com duas obras sobre estética, moralidade e psicologia teve grande influência sobre pensadores e artistas ao longo dos séculos XIX e XX.

1. Todas as pessoas tomam os limites de seu próprio campo de visão, pelos limites do mundo.

2. O que é a modéstia senão uma humildade hipócrita pela qual um homem pede perdão por ter as qualidades e os méritos que os outros não tem!

3. Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto: os trinta seguintes, o comentário.

4. Uma vida feliz é impossível. O máximo que se pode ter é uma vida heroica.

5. Se olharmos a vida em seus pequenos detalhes, tudo parece bem ridículo. É como uma gota d`água vista num microscópio, uma só gota cheia de protozoários. Achamos muita graça como eles se agitam e lutam tanto entre si. Aqui, no curto período da vida humana, essa atividade febril produz um efeito cômico.frases -de-Arthur-Schopenhauer

6. A religião tem todas as coisas a seu favor: a relação feita por Deus aos homens, as profecias, a proteção do governo, das figuras mais respeitáveis e importantes. Mais que isso, o enorme privilégio de poder gravar sua doutrina na mente das pessoas quando elas são crianças e, com isso, as ideias se tornam quase congênitas.

7. Poderíamos prever que, às vezes, as crianças parecem inocentes prisioneiras, condenadas não à morte, mas à vida, sem ter consciência ainda do que significa essa sentença. Mesmo assim, todo homem deseja chegar a velhice, época em que se pode dizer: “Hoje está ruim e cada dia vai piorar até o pior acontecer”.

8. A maior sabedoria é ter o presente como objeto maior da vida, pois ele é a única realidade, tudo o mais é imaginação. Mas poderíamos também considerar isso nossas maior maluquice, pois aquilo que existe só por um instante e some como sonho não merece um esforço sério.

9. Os reis deixaram aqui suas coroas e cetros; os heróis, suas armas. Mas os grandes espíritos, cuja glória estava neles e não em coisas externas, levaram com eles sua grandeza.

10. É esse o mundo que dizem ter sido criado por um Deus? Não, deve ter sido por um demônio!frases -de-Arthur-Schopenhauer

11. No fim da vida, a maioria dos homens percebe, surpresa, que viveu provisoriamente e que as coisas que largou como sem graça ou sem interesse eram, justamente, a vida. E assim, traído pela esperança, o homem dança nos braços da morte.

12. Uma pessoa de raros dons intelectuais, obrigada a fazer um trabalho apenas útil, é como um jarro valioso, com as mais lindas pinturas, usado como pote de cozinha.

13. As grandes dores fazem com que as menores mal sejam sentidas e, na falta das grandes, até o menor desgosto nos atormenta.

14. A ousadia é, depois da prudência, uma condição especial da nossa felicidade.

15. O saber humano se espalha para todos os lados, a perder de vista, de modo que nenhum indivíduo pode saber sequer a milésima parte daquilo que é digno de ser sabido.frases -de-Arthur-Schopenhauer

16. Vontade: impulso cego, escuro e vigoroso, sem justiça nem sentido.

17. Não nos deixar cair em tentação, é o mesmo que dizer: não nos deixar ver quem realmente somos.

18. Os “amigos da casa” são chamados desse modo com razão, uma vez que são mais amigos da casa do que do dono, ou seja, assemelham-se mais aos gatos do que aos cachorros.

19. Nossa razão se obscurece ao considerarmos que as inúmeras estrelas fixas, que brilham no céu, não têm outro fim senão o de iluminar mundos onde reinam o pranto, a dôr, e onde, no melhor dos casos, só vinga o aborrecimento; pelo menos a julgar pela amostra que conhecemos.

20. Sai de tua infância, amigo, acorda!frases -de-Arthur-Schopenhauer

21. O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.

22. O dinheiro é a coisa mais importante do mundo. Representa: saúde, força, honra, generosidade e beleza, do mesmo modo que a falta dele representa: doença, fraqueza, desgraça, maldade e fealdade.

23. Casar-se significa duplicar as suas obrigações e reduzir a metade dos seus direitos.

24. A virtude não se ensina, como tão pouco o gênio.

25. O destino é cruel e os homens são dignos de compaixão.frases -de-Arthur-Schopenhauer

26. Se na hora de uma necessidade os amigos são poucos? Ao contrário! Basta fazer uma amizade com alguém para que, logo que este se encontre numa dificuldade, pedir dinheiro emprestado.

27. Sentimos a dor mas não a sua ausência.

28. Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte.

29. Certamente a vida não existe para ser aproveitada, mas para ser suportada e despachada… De fato, é um conforto na velhice ter o trabalho da vida por trás de si.

30. As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo.frases -de-Arthur-Schopenhauer

31. Quando a felicidade se apresenta devemos abrir-lhe todas as portas porque jamais foi considerada inoportuna.

32. A honra cavalheiresca é filha da arrogância e da tolice.

33. Do mesmo modo que no início da primavera todas as folhas têm a mesma cor e quase a mesma forma, nós também, na nossa tenra infância, somos todos semelhantes e, portanto, perfeitamente harmonizados.

34. A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos.

35. Toda a nação troça das outras e todas têm razão.frases -de-Arthur-Schopenhauer

36. Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.

37. A arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida, e que se desenvolve para suavizá-la.

38. A riqueza influencia-nos como a água do mar. Quanto mais bebemos, mais sede temos.

39. O amor é a compensação da morte.

40. Nas pessoas de capacidade limitada, a modéstia não passa de mera honestidade, mas em quem possui grande talento, é hipocrisia.

41. O dinheiro é uma felicidade humana abstracta; por isso aquele que já não é capaz de apreciar a verdadeira felicidade humana, dedica-se completamente a ele.

42. Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência.

43. Dinheiro é como água do mar: quanto mais você toma, maior é sua sede. O mesmo se aplica à fama.

44. A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais.

45. A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo fruto delicioso amadurece lentamente.frases -de-Arthur-Schopenhauer

46. Não ir ao teatro é como fazer a toilette sem espelho.

47. A ignorância só degrada o homem quando se encontra em companhia da riqueza.

48. Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz.

49. Erguer um monumento a quem está vivo significa declarar que não se pode confiar nos seus pósteros.

50. Ninguém é realmente digno de inveja, e tantos são dignos de lástima!

COMPARTILHAR