85 frases de Karl Marx

A ideia de Karl Marx era criar uma sociedade sem desigualdade em termos de renda. Tendo sido filósofo e revolucionário, Ele criou as bases da doutrina comunista, onde criticou fortemente o capitalismo.

A filosofia de Karl Marx exerceu grande influência em várias áreas de conhecimento, como a sociologia, politica, direito e economia.

1. O caminho para o inferno esta cheio de boas intenções.

2. Na sociedade burguesa reina a ficção jurídica de que todo ser humano, como comprador, tem um conhecimento enciclopédico das mercadorias.

3. Ser radical é agarrar as coisas pela raiz, e a raiz para o homem é o próprio homem.

4. Assim como na religião o ser humano é dominado pela obra de sua própria cabeça, assim, na produção capitalista, ele o é pela própria obra de sua mão.

5. O sofrimento religioso é ao mesmo tempo a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas. É o ópio do povo.frases-de-Karl-Marx

6. A relação do homem com a mulher é a mais natural de ser humano como ser humano.

7. A história de toda a sociedade até aos nossos dias nada mais é do que a história da luta de classes.

8. A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado.

9. Se fere minha demência, serei resistência.

10. Quem usa o nome da justiça para defender seus erros é capaz de muito mais para desvirtuar um direito.frases-de-Karl-Marx

11. A força do gato estar nas unhas, a força do cachorro estar nos dentes. Gato que não arranha, cachorro que não morde, não faz mal a gente.

12. As pessoas que nos fazem rir, também nos fazem chorar.

13. Eu sei que o silencio muitas vezes tira a vontade de alguém ouvir uma palavra, mas tem hora que as palavras doem mais do que o silêncio.

14. Bom mesmo é ter muitos amigos, pois que quando um estar ocupado, você pode se socorrer dos outros.

15. Do mesmo modo que não podemos julgar um indivíduo pelo que ele pensa de si mesmo, não podemos tampouco julgar estas épocas de revolução pela sua consciência, mas, ao contrário, é necessário explicar esta consciência pelas contradições da vida material, pelo conflito existente entre as forças produtivas e as relações de produção.frases-de-Karl-Marx

16. Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.

17. O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.

18. Quanto menos comes, bebes, compras livros e vais ao teatro, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas esporte, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim todas as paixões e atividades são tragadas pela cobiça.

19. Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.

20. A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo.frases-de-Karl-Marx

21. A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.

22. As revoluções são a locomotiva da história.

23. O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a.

24. A religião é o ópio do povo.

25. Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem… a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.frases-de-Karl-Marx

26. As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante.

27. Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.

28. Se o bicho da seda tecesse para ligar as duas pontas, continuando a ser uma lagarta, seria o assalariado perfeito.

29. Os operários não têm pátria.

30. O que distingue uma época económica de outra, é menos o que se produziu do que a forma de o produzir.frases-de-Karl-Marx

31. A tortura deu lugar às descobertas mecânicas mais engenhosas, cuja produção dá trabalho a uma imensidade de honestos artesãos.

32. Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas.

33. O trabalhador só se sente à vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado.

34. A propriedade privada tornou-nos tão estúpidos e limitados que um objeto só é nosso quando o possuímos.

35. A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.frases-de-Karl-Marx

36. Se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária.

37. Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.

38. O capitalismo gera o seu próprio coveiro.

39. Se uma pessoa ama sem inspirar amor, isto é, se não é capaz, ao manifestar-se uma pessoa amável, de tornar-se amada, então o amor dela é impotente e uma desgraça.

40. Vamos, caia fora! últimas palavras são para tolos que não falaram o bastante!frases-de-Karl-Marx

41. Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado…

42. O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades.

43. A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas.

44. O comunismo não é para nós um estado que deve ser estabelecido, um ideal para o qual a realidade terá de se dirigir. Denominamos o comunismo o movimento real que supera o estado de coisas atual. As condições desse movimento resultam de pressupostos existentes.

45. Horrorizai-vos porque queremos abolir a propriedade privada. Mas em vossa sociedade a propriedade privada já está abolida para nove décimos de seus membros.frases-de-Karl-Marx

46. Na manufatura e no artesanato, o trabalhador utiliza a ferramenta; na fábrica, ele é um servo da máquina.

47. O povo que subjuga outro, forja suas próprias cadeias.

48. O amor é meio de o homem se realizar como pessoa!

49. Sem sombra de dúvida, a vontade do capitalista consiste em encher os bolsos, o mais que possa. E o que temos a fazer não é divagar acerca da sua vontade, mas investigar o seu poder, os limites desse poder e o caráter desses limites.

50. Até agora os filósofos se preocuparam em interpretar o mundo de várias formas. O que importa é transformá-lo.frases-de-Karl-Marx

51. De cada um, de acordo com suas habilidades, a cada um, de acordo com suas necessidades.

52. A Religião é o gemido do oprimido.

53. A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.

54. Os olhos que só enxergam a mentira quando percebem a verdade, cegam.

55. Dado que uma sociedade, segundo Smith, não é feliz quando a maioria sofre…é necessário concluir que a infelicidade da sociedade é a meta da economia política. As únicas engrenagens acionadas pela economia política são a avidez pelo dinheiro e a guerra entre aqueles que padecem disso, a concorrência.frases-de-Karl-Marx

56. A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.

57. O Governo do Estado moderno não é se não um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa.

58. Mais importante do que interpretar o mundo, é contribuir para transformá-lo.

59. Não é a consciência que precede ao ser social, mas é o ser social real que precede à consciência.

60. De nada valem as ideias sem homens que possam pô-las em prática.

61. Que aqui se afaste toda a suspeita.

62. O medo cala a boca dos inocentes e faz prevalecer a verdade dos culpados.

63. Jesus faz milagres e dar, o homem não faz milagres e vende.

64. O dinheiro não é apenas um dos objetos da paixão de enriquecer, mas é o próprio objeto dela. Essa paixão é essencialmente auri sacra fames (a maldita ganância do ouro), faz com que as pessoas vivam em torno de uma medíocre vida, ocasionada por necessidades impostas, gerando uma rotina alienada.

65. O homem faz a religião, mas a religião não faz o homem.frases-de-Karl-Marx

66. Na relação com a mulher, como presa e servidora da luxúria coletiva, expressa-se a infinita degradação na qual o homem existe para si mesmo, pois o segredo desta relação tem sua expressão inequívoca, decisiva, manifesta, desvelada, na relação do homem com a mulher e no modo de conceber a relação imediata, natural e genérica.

67. O primeiro requisito da felicidade dos povos é a abolição da religião.

68. O tempo é o campo do desenvolvimento humano.

69. A burguesia rasgou o véu de emoção e de sentimentalidade das relações familiares e reduziu-as a mera relação monetária.

70. Desculpe, mas era só uma teoria.frases-de-Karl-Marx

71. Tudo o que é sólido desmancha no ar.

72. A propriedade privada dos meios de produção deve ser eliminada, não toda de uma só vez. Mas através do imposto de renda progressivo. Esse processo poderá levar várias gerações.

73. Numa sociedade dominada pela produção capitalista, até o produtor não capitalista é dominado por concepções capitalistas.

74. Não é a história que usa o homem para realizar os seus fins, ao contrário, ela nada mais é do que a atividade do homem que persegue seus fins.

75. O aumento dos salários não é nada mais do que o pagamento de salários melhores a escravos, e não conquista para o operário seu destino e sua dignidade humana.frases-de-Karl-Marx

76. As ideias dominantes de uma época sempre foram as ideias da classe dominante.

77. A classe capitalista rasgou o véu sentimental da família, reduzindo as relações familiares a meras relações monetárias.

78. O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão.

79. O que caracteriza a divisão de trabalho no interior da sociedade moderna é que ela engendra especialidades, e com elas, o idiotismo da especialização.

80. A ditadura do proletariado constitui-se na transição para atingir uma sociedade sem classes.frases-de-Karl-Marx

81. Um problema só surge quando estão presentes todas as condições para solucioná-lo.

82. A opressão do homem pelo homem iniciou-se com a opressão da mulher pelo homem.

83. A religião é o suspiro da criatura aflita, o estado de ânimo de um mundo sem coração, porque é o espírito da situação sem espírito. A religião é o ópio do povo.

84. Quanto mais o operário produz, menos tem para consumir; quanto mais cria valores, mais se deprecia.

85. Que aqui se afaste toda suspeita. Que neste lugar se despreze todo o medo.

COMPARTILHAR