92 frases de René Descartes

Durante sua vida René Descartes foi filósofo, físico e matemático. Ele foi o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à filosofia moderna. Também é considerado o pai da geometria analítica, a ponte entre a álgebra e a geometria. Foi uma das figuras-chave da revolução científica.

1. As matemáticas têm invenções sutilíssimas e servirão de muito, não apenas para satisfazer os curiosos como para tornar mais fáceis todas as artes e diminuir o trabalhos dos homens.

2. Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora saibamos de cor todas as demonstrações feitas pelos outros, se com o espírito não formos capazes de resolver todo e qualquer problema.

3. Os únicos princípios que eu aceito, ou necessito, na Física são os da Geometria e da Matemática pura; estes princípios explicam todos os fenômenos naturais, e nos permitirem fazer demonstrações bastante acertadas a respeito deles.

4. O amor é uma emoção da alma, causada pelo movimento dos espíritos, que a incita a unir-se voluntariamente aos objetos que lhe parecem convenientes.

5. No mundo todos somos iguais pela raça, e a sabedoria não se conquista, ama a quem conheças.frases-de-Rene-Descartes

6. Ora, todas as paixões precedentes podem ser excitadas em nós sem que percebamos de modo algum se o objeto que as provoca é bom ou mau. Mas quando uma coisa se nos apresenta como boa em relação a nós, isto é, como nos sendo conveniente, isso nos leva a ter amor por ela; e, quando se nos apresenta como má ou nociva, isso nos incita ao ódio.

7. Quando estimamos o objeto do nosso amor menos do que a nós mesmos, sentimos por ele simples afeição; quando o estimamos tal como a nós próprios, isso se chama amizade; e quando o estimamos mais, a paixão que alimentamos pode ser chamada devoção.

8. A finalidade dos estudos deve ser a orientação do espírito para emitir juízos sólidos e verdadeiros sobre tudo o que se lhe depara.

9. Todo problema que resolvi acabou se tornando uma regra que serviu posteriormente para resolver outros problemas.

10. Em matéria de amor, não amar é o meio certo para ser-se amado.frases-de-Rene-Descartes

11. Para se pensar deve-se em primeiro pensar. Não há forma fácil de se resolver problemas difíceis.

12. O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo aqueles mais difíceis de se satisfazerem com qualquer outra coisa não costumam desejar mais bom senso do que se têm.

13. Aprendi a não crer com muita firmeza em nada do que só me fora persuadido pelo exemplo e pelo costume; e assim desvencilhava-me pouco a pouco de muitos erros, que podem ofuscar nossa luz natural e nos tornar menos capazes de ouvir a razão.

14. Mas como alguém que caminha sozinha e nas trevas, resolvi caminhar tão lentamente e usar tanta circunspecção em todas as coisas que, embora só avançasse muito pouco, pelo menos evitaria cair.

15. Todavia, pode ser que eu me engane e talvez não passe de um pouco de cobre e vidro o que tomo por ouro e diamante. Sei o quanto estamos sujeitos a nos enganar naquilo que nos diz a respeito, e também o quanto os pensamentos são traiçoeiros.frases-de-Rene-Descartes

16. Nada sólido pode ser construído sobre fundamentos tão pouco firmes.

17. E eu tinha sempre o imenso desejo de aprender a distinguir o verdadeiro do falso, para ver claro em minhas ações e caminhar com segurança nesta vida.

18. Além do nosso pensamento, nada está realmente sobre nosso controle.

19. É necessário que ao menos uma vez na vida você duvide, tanto quanto possível, de todas as coisas.

20. Quando alguém diz ‘penso, logo sou’, reconhece isso como algo evidente por simples intuição mental.frases-de-Rene-Descartes

21. Mas o que é isso que sou? Sou uma coisa que pensa.

22. Todo o meu intuito era conquistar certeza e rejeitar a terra movediça e a areia para encontrar a rocha e a argila.

23. Não ser útil a ninguém equivale a não valer nada.

24. Penso, logo existo.

25. Os antigos peripatéticos não disseram uma palavra que não fosse nova, nem eu alguma que não fosse velha.frases-de-Rene-Descartes

26. Cogito, ergo sum.

27. Muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras quando comecei a concebê-las tornaram-se falsas quando quis colocá-las sobre o papel.

28. A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.

29. Basta ajuizar bem para bem fazer, e julgar o melhor que nos seja possível para fazermos também o nosso melhor.

30. Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem.frases-de-Rene-Descartes

31. Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado na minha mente não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos.

32. Apenas desejo a tranquilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos.

33. Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.

34. É propriamente não valer nada não ser útil a ninguém.

35. Os homens que se emocionam com as paixões são capazes de ter mais doçura na vida.frases-de-Rene-Descartes

36. A filosofia que cultivo não é nem tão bárbara nem tão inacessível que rejeite as paixões; pelo contrário, é só nelas que reside a doçura e felicidade da vida.

37. Quase nunca me fio nos primeiros pensamentos que me vêm à mente.

38. Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país.

39. Não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos.

40. As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos.frases-de-Rene-Descartes

41. Apenas compete aos soberanos, ou aos que por eles são autorizados, regular os costumes alheios.

42. Despreza-se um homem que tem ciúmes da mulher, porque isso é testemunho de que ele não ama como deve ser, e de que tem má opinião de si próprio ou dela.

43. Hoje, não poderia conceder demais à minha desconfiança, visto que, agora, não é tempo de agir, mas apenas de meditar e de conhecer.

44. Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão: todos estão convencidos de que a tem de sobra.

45. Mesmo os mais perfeitos espíritos terão necessidade de dispor de muito tempo e atenção.frases-de-Rene-Descartes

46. Ninguém pode conceber tão bem uma coisa e fazê-la sua, quando a aprende de um outro, em vez de a inventar ele próprio.

47. Divide as dificuldades que tenhas de examinar em tantas partes quantas for possível, para uma melhor solução.

48. O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm.

49. Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.

50. Quando se é demasiado curioso de coisas praticadas nos séculos passados, é comum ficar-se ignorante das que se praticam no presente.frases-de-Rene-Descartes

51. Nada é mais justamente distribuído que o senso comum: ninguém pensa que precisa mais do que realmente já tenha.

52. A filosofia é a que nos distingue dos selvagens e bárbaros; as nações são tanto mais civilizadas e cultas quanto melhor filosofam seus homens.

53. Elevai a tal ponto a vossa alma, que as ofensas não a possam alcançar.

54. Humanamente não existe um ser que seja feliz sem que o outro também seja.

55. Não há nada tão equitativamente distribuído no mundo como a inteligência: todos estão convencidos de que têm o suficiente.frases-de-Rene-Descartes

56. O tempo diz o que a razão não pode dizer.

57. Os que melhor digerem os seus pensamentos a fim de os tornarem claros e inteligíveis têm maior facilidade em persuadir daquilo que propõem, mesmo que só falem em mau bretão.

58. A leitura de todos bons livros é como uma conversa com os melhores espíritos dos séculos passados, que foram seus autores, e é uma conversa estudada, na qual eles nos revelam seus melhores pensamentos.

59. Todas as coisas possíveis de cair sob o conhecimento dos homens seguem-se umas às outras da mesma maneira que não pode haver quaisquer tão afastadas a que não se chegue por fim, nem tão ocultas que não se descubram.

60. Nunca nos devemos deixar persuadir senão por evidência da razão.frases-de-Rene-Descartes

61. Daria tudo que sei pela metade do que ignoro.

62. A única certeza é que duvido, e se duvido eu penso, e se penso logo existo.

63. Desejar, ter aversão, garantir, negar, duvidar, são maneiras diferentes de querer.

64. Ás vezes penso que seja cobre e vidro, o que eu julgo ser ouro e diamante.

65. Deve-se evitar toda “precipitação” e todo o “preconceito” ao se analisar um assunto e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto.frases-de-Rene-Descartes

66. As maiores almas são tanto capazes dos maiores vícios como das maiores virtudes.

67. A razão ou o juízo é a única coisa que nos faz homens e nos distingue dos animais.

68. Pois não é suficiente ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem. As maiores almas são capazes dos maiores vícios, tanto quanto das maiores virtudes, e os que andam muito lentamente podem avançar muito mais, se seguirem sempre o caminho reto, do que aqueles que correm e dele se distanciam.

69. Se você for uma pessoa que busca realmente a verdade, é necessário que ao menos uma vez na vida duvide de todas as coisas, da maneira mais profunda possível.

70. Toda a filosofia é como uma árvore, cujas raízes são formadas pela metafísica, o tronco pela física e os ramos que saem deste tronco, constituem todas as outras ciências que, ao cabo se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral.frases-de-Rene-Descartes

71. Não existem coisas tão distantes que não sejam alcançadas, nem tão escondidas que não sejam descobertas.

72. Não é suficiente ter uma boa mente: o principal é usá-la bem.

73. Muitas vezes a alegria improvisada vale mais do que uma tristeza cuja causa é verdadeira.

74. Retive-me numa caverna onde, não encontrando nenhuma conversa que me distraísse, e não tendo, aliás felizmente, nenhuma preocupação nem paixão que me perturbasse, ficava o dia inteiro sozinho fechado num cômodo aquecido, onde tinha bastante tempo disponível para entreter-me com meus pensamentos.

75. Mas o que sou eu então? Uma coisa que pensa. E o que é uma coisa que pensa?frases-de-Rene-Descartes

76. E, portanto, pelo próprio fato de que conheço com certeza que existo, e que, no entanto, noto que não pertence necessariamente nenhuma outra coisa à minha natureza ou à minha essência, a não ser que sou uma coisa que pensa, concluo efetivamente que minha essência consiste somente em que sou uma coisa que pensa ou uma substância da qual toda essência ou natureza consiste apenas em pensar.

77. Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível.

78. Quando recebo uma injúria, preciso erguer a minha alma tão alto, que a ofensa não chegue até mim.

79. Todos os homens dão mais atenção às palavras do que às coisas; o que faz com que concordem muitas vezes com termos que não entendem e que não se preocupam em entender, ou porque acreditam tê-los entendido noutros tempos, ou porque lhes pareceu que aqueles que lhes ensinaram conheciam-lhe o significado e que eles o aprenderam pelo mesmo meio.

80. A minha terceira máxima era de sempre tentar vencer mais a mim mesmo do que a fortuna e mudar os meus desejos mais do que a ordem do mundo.frases-de-Rene-Descartes

81. É propriamente ter os olhos fechados, sem jamais tentar abri-los, viver sem filosofar. E finalmente, esse estudo é mais necessário para regrar os nossos costumes e conduzir-nos por essa vida do que o uso dos nossos olhos para orientar os nossos passos.

82. A satisfação que senti preencheu a minha mente de maneira tão plena que nada mais de modo nenhum me afetava.

83. As meditações confusas obscurecem a luz natural e cegam os espíritos. Quem se acostuma a andar assim nas trevas enfraquece de tal modo a acuidade do olhar que, depois, não pode suportar a luz do pleno dia.

84. Podemos distinguir duas espécies de cólera: uma que é muito súbita e se manifesta muito no exterior, mas mesmo assim tem pouco efeito e pode facilmente ser apaziguada; e outra que inicialmente não aparece tanto, porém corrói mais o coração e tem efeitos mais perigosos.

85. Mas quando empregamos muito tempo viajando, acabamos estrangeiros em nosso próprio país.frases-de-Rene-Descartes

86. O que eu sou? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? Uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer, que imagina e que sente.

87. Percebi que todo saber que eu procurava podia ser encontrado em mim mesmo ou no grande livro do mundo.

88. Só um ser perfeito pode dar a um indivíduo imperfeito a ideia dele mesmo.

89. Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado…

90. Eu não sou a causa das mudanças que caiem sobre mim, se fosse assim, teria me mudado para a melhor posição.frases-de-Rene-Descartes

91. O bom é saber que nem passado nem futuro existem. Existe apenas o girar de um planeta com sete bilhões de experiências mentais diferentes sobre ele neste exato momento, se movendo como matéria. Sabe que este assunto dá pano para manga?

92. Comigo tudo se transforma em Matemática.

COMPARTILHAR