Top 10 heróis da mitologia grega

Ser um herói geralmente é definido como alguém que faz algo perigoso para ajudar alguém. Mas será que os heróis da mitologia possuem os atributos necessários para se qualificarem? Eles eram um bando bastante egoísta e muitas vezes com tendências antissociais. Conhecer seus nomes e proezas é fundamental para entender suas referências na literatura. Conheça então os 10 heróis da mitologia grega.

10. Jason

jason-heroi-mitologia-grega
ThoughtCo

Jason foi um antigo herói mitológico que foi líder dos Argonautas. Ele era filho de Aeson, o legitimo rei de Iolcos e sua esposa era a feiticeira Medea. Do lado de sua mãe Jason era o bisneto do deus mensageiro Hermes.

Ele aparece em várias obras literárias no mundo clássico da Grécia e de Roma, incluindo o poema épico Argonáutica e a tragédia de Medea. Na atualidade, Jason já emergiu como personagem em vários de seus mitos, como o filme de 1963, Jason e os Argonautas. Bem como também na minissérie de 2000 do mesmo nome.

9. Teseu

Teseu-heroi-mitologia-grega
Greek Mythology

Este foi fundador e herói de Atenas, Teseu lutou e venceu os inimigos identificados com uma ordem religiosa e social arcaica. Para os atenienses Teseu foi um herói fundador da mesma forma que Hércules foi o herói dos dórios. Ele era considerado pelos atenienses como um grande reformador.

Os mitos que cercam Teseu – suas jornadas, façanhas e família- fornecem o material perfeito para ficção ao longo dos tempos. Foi o responsável pelos synoikismos (“morar juntos”) – a unificação política da Ática sob Atenas – representada em emblemas em sua jornada de trabalho, subjugando ogros e animais monstruosos.

8. Orfeu

Orfeu-heroi-mitologia-grega
Ancient-eu

Um músico lendário, poeta na antiga religião grega e mito, este era Orfeu. Fontes gregas indicam que ele possui origens trácias. Segundo Tzeztes, sua casa foi em Odrysian uma cidade de Bisaltia.

As principais histórias sobre ele estão centradas em sua capacidade de encantar todas as coisas vivas e até mesmo pedras com sua música. Outros relatos dele é a sua tentativa de recuperar sua esposa, Eurydice, do submundo, e sua morte nas mãos daqueles que não podiam ouvir sua música divina.

Ele é uma das figuras mais significativas na recepção da mitologia clássica na cultura ocidental, retratada em inúmeras formas de arte e cultura popular.

7. Enéias

Enéias-heroi-mitologia-grega
Wikipedia

Filho do príncipe Anchises e da deusa Afrodite, Enéias foi um herói de Tróia. Seu pai era primo de primeiro grau do rei Príamo de Tróia. Ele é um personagem da mitologia grega que é mencionado no livro Ilíada de Homero.

Enéias recebe tratamento completo na mitologia romana, mais extensivamente na Eneida de Virgílio, onde é escalado como ancestral de Rômulo e Remo. Ele se tornou o primeiro verdadeiro herói de Roma.

6. Prometeu

Prometeu-heroi-mitologia-grega
The Vanguard

Tido como um herói e a figura que é responsável pela criação do homem de barro, que desafiou os deuses roubando o fogo e dando-o á humanidade.  Ato que fez com que a humanidade progredisse e torna-se uma civilização. Prometeu é conhecido por sua inteligência e como um campeão da humanidade.

Sua punição por seu roubo é um tema importante na sua mitologia, é um assunto popular da arte antiga e moderna. Zeus, rei dos deuses do Olimpo, teria condenado ele ao tormento eterno por sua transgressão.

Imortal, Prometeu foi preso em uma rocha, onde a cada dia uma águia, o emblema de Zeus, era enviada para se alimentar de seu fígado. Como ele era imortal, seu fígado voltava a crescer durante a noite para ser comida novamente no dia seguinte.

5. Perseu

Perseu-heroi-mitilogia-grega
Ancient Origins

Fundador lendário de Micenas e da dinastia Perseid, Perseu ao lado de Cadmus e Bellerophon, foi o maior herói grego. Antes dos dias de Hércules, ele era o matador de monstros, tendo decapitado a Medusa Gorgon para Polydectese e salvou Andrômeda do monstro marinho Cetus.

Por causa das obscuridade do nome Perseu e do caráter lendário de seu portador, a maioria dos etimologistas presume que ele possa ser pré-grego. Mas só que o nome da cidade natal de Perseu era grego e também os nomes de sua esposa e parentes.

4. Ulisses

Ulisses-mitologia-grega-heroi
Greek Mythology

Ulisses era um lendário rei grego de Ithaca e herói segundo Homero – poema épico de Odisseia. Sua esposa era Penélope, com quem teve dois filhos Telêmaco e Acusilau e, ele era filho de Laertes e Anticlea. Era conhecido por seu brilhantismo, astúcia e versatilidade intelectuais.

Depois de lutar a guerra contra a cidade de Troia com os gregos, começou sua jornada para casa. Onde sua jornada de navegação foi abstruída pelo deus do mar Poseidon. Durante sua jornada ele teve muitas aventuras incríveis, mas sua renomada inteligência ajudou a sobreviver a inúmeras dificuldades embora sua tripulação não tivesse tanta sorte.

3. Hector

Hector-heroi-mitologia-grega
Greek Mythology

Na mitologia grega e romana, Hector foi um príncipe de Tróia e o maior lutador da guerra de Tróia. Sendo filho primogênito do Rei Príamo e da rainha Hecuba, ele era um príncipe da casa real e sucessor ao trono de seu pai. Era casado com Andrômaca, com quem teve um filho, Ascamandrius.

Atou como líder dos troianos e seus aliados na defesa de Tróia. Conhecido não só pela sua coragem, mas também por sua natureza nobre e cortês. Era um amante da paz, pensativo e corajoso, um bom filho, marido e pai. Um herói pronto a morrer pelas preciosas imperfeições da vida cotidiana.

2. Hércules

Hércules-heroi-mitologia-grega
The Arcanist

Herói dos romanos e deus, Hércules era o equivalente de um herói divino, que era filho de Zeus e da mortal Alcmene. Na mitologia clássica, ele é famoso por sua força e suas inúmeras aventuras.

Os romanos então adaptaram a iconografia e os mitos do herói grego para sua literatura e arte sobre o nome de Hércules. Na arte e literatura ocidentais posteriores e na cultura popular, Hércules é mais comumente usado do que Heracles como o nome do herói.

1. Aquiles

Aquiles-heroi-mitologia-grefa
That dude lambert

Na mitologia, Aquiles foi um herói da guerra de Tróia, sua mãe era a imortal Tétis, e seu pai, o mortal Peleu, que era o rei dos mimidões.

O feito mais notável de Aquiles durante a guerra de Tróia foi assassinato do herói troiano Hector fora dos portões de Tróia.  Embora a morte de Aquiles não seja apresentada na Ilíada (poema épico que narra a guerra de Troia), outras fontes concordam que ele foi morto perto do final da guerra por Paris. Este teria atirado uma flecha no calcanhar de Aquiles.

Lendas posterior afirmam que ele era invulnerável em todo o seu corpo, exceto pelo calcanhar. Porque, quando sua mãe, Tetís mergulhou-o no rio Estige quando bebê, o teria segurado por um de seus calcanhares.

COMPARTILHAR