Top 10 obras mais famosas de Michelangelo

Tido como um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Michelangelo é conhecido por suas obras possuírem características marcadas pela riqueza em detalhes e reprodução dos traços humanos. Conheça então as 10 principais obras de Michelangelo.

10. A Sagrada Família

Sagrada-Família-Michelangelo
michelangelo.org

A Sagrada Família é a única pintura de Michelangelo que foi terminada. Hoje em dia pode ser encontrada em Uffizi em Florença, na Itália em seu quadro original. A pintura teria sido encomendada por Agnoto Doni para comemorar seu matrimônio com Maddalena Strozzi.

Em uma forma de moldura redonda, esta pintura foi provavelmente criada durante o período após o casamento do Doni em 1504. Ela apresenta a sagrada família cristã (o menino jesus, Maria e São José), juntamente com João Batista em primeiro plano. E conta com figuras masculinas nuas ambíguas no fundo.

9. Teto da Capela Sistina

Teto-da-Capela-Sistina-Michelangelo
culturagenial.com

Michelangelo pintou teto da Capela Sistina entre 1508 e 1512 e esta é uma das obras primas da Renascença. A grande capela papal construída dentro do Vaticano entre 1477 e 1480 pelo Papa Sisto IV, capela esta que tem o seu nome. A capela é local para conclaves papais e muitos outros serviços importantes.

O Teto da capela é decorado com cenas do livros de Gênesis, onde a criação de Adão é o mais conhecido. O seu design complexo inclui ainda vários conjuntos de figuras individuais, vestidas e nuas.

O que permitiu a Michelangelo demonstrar sua plena habilidade em criar uma enorme variedade de poses para a figura humana. E desde então se tornou um modelo de modelos para outros artistas.

8. Baco

Michelangelo — Baco
wikipedia.org

Criado em torno de 1496 a 1497, o Baco é uma escultura de mármore de autoria de Michelangelo. Sendo um pouco maior que o tamanho real, ele retrata o deus do vinho, em uma pose cambaleante sugestiva de embriaguez.

A estátua teria sido recomendada por Raffaele Riario, um cardeal que era colecionador de esculturas antigas. Depois de ter sido rejeitado por Raffaele, ela foi comprada por Jacopo Galli, um banqueiro de Riario e amigo de Michelangelo. Junto com a Pietà, são únicas das duas esculturas sobreviventes, do período do artista em Roma.

7. Madonna de Bruges

Madonna-Bruges-Michelangelo
wikipedia.org

Esta escultura de mármore de Michelangelo que representa Maria com o menino Jesus. Em que o Cristo está ereto, quase sem apoio, apenas ligeiramente contido pela mão esquerda de Maria, e parece estar prestes a se afastar de sua mãe. Enquanto isso Maria não se apega ao filho e nem olha para ele, mas olha para baixo e longe.

A escultura do início do século XVI que exibe um estilo da Alta Renascença, foi a única escultura de Michelangelo a deixar a Itália durante sua vida. Foi comprada por Giovanni e Alessandro Moschori, de uma família de abastados comerciantes de tecidos em Bruges. Na época a escultura teria sido vendida por 4.000 florins.

6. Biblioteca Medicea Laurenciana

Biblioteca Medicea Laurenciana-Michelaneglo
wikipedia.org

A famosa biblioteca histórica de Florença, em Itália, foi arquitetada e projetada por Michelangelo. A biblioteca foi construída para enfatizar os Médici que já não eram mais comerciantes, mas membros da sociedade inteligente e eclesiástica. Contém mais de 11.000 manuscritos e 4.500 dos primeiros livros impressos.

Comissionada em 1523 e em 1525 começou-se a construção, mas no entanto, quando Michelangelo deixou Florença em 1534, apenas as paredes da sala de leitura estavam completas. Foi então continuada por Tribolo, Vasari e Ammannati com base em planos e instruções verbais de Michelangelo e então em 1571 ela abriu.

5. Moisés

Moisés-Michelangelo
italianways.com

A escultura de Moisés foi encomendada pelo papa Júlio II em 1505, estátua esta que seria para seu túmulo. Ele representa então a figura bíblica de Moisés com chifres na cabeça, que foi baseada na descrição do capítulo 34 de Êxodo na Vulgata, a tradução latina da Bíblia usada na época.

Sua construção teria sido iniciada em 1505 e foi terminado em 1545 e Júlio II morreu em 1513. Inicialmente a estátua de Moisés teria sido colocada em um nível de 3,74 metros de altura, em frente a uma figura de São Paulo. Mas no desenho final, a estátua de Moisés fica no centro do nível interior.

4. Pietà

Pietà-Michelangelo
wikipedia.org

Pietà é uma das esculturas renascentista de Michelangelo, que pode ser encontrado na Basílica de São Pedro, na cidade do Vaticano. É o primeiro de uma série de obras do mesmo tema do artista. Teria sido encomendada por cardeal francês Jean Bilhères, que foi um representante em Roma.

A escultura de mármore de Carrara, teria sido feita para um monumento funerário, mas foi transferida para sua localização atual no século XVII e é a única com assinatura de Michelangelo. Esta obra retrata o corpo de Jesus no colo de sua mãe Maria após a crucificação.

3. Juízo Final

Juízo-Final-Michelangelo
wikipedia.org

Cobrindo toda parede do altar da Capela Sistina em Vaticano, esta é mais um afresco do pintor Michelangelo. A obra representa a segunda vinda de Cristo e o julgamento final e eterno de Deus sobre a humanidade. Onde as almas de seres humanos sobem e descem ao seu destino.

No total são 300 figuras, com quase todos os homens e anjos originalmente mostrados como nus; muitos foram depois parcialmente cobertos por cortinas pintadas, das quais algumas permanecem após a recente limpeza e restauração. O trabalho teria levado mais de quatro anos para ser concluído pelo artista.

2. A criação de Adão

criação-Adão-Michelangelo
wikipedia.org

Esta é mais um dos afrescos feitos por Michelangelo, que faz também da Capela Sistina, que foi pintado entre 1508 a 1512. Esta retrata a narrativa da criação bíblica do livro Gênesis, no qual Deus dá vida a Adão.

O afresco que faz parte de um complexo esquema iconográfico e é cronologicamente o quarto da série de painéis que retratam episódios da Gênesis. A imagem onde as mãos de Deus e Adão quase se tocando tornou-se um símbolo da humanidade. Esta pintura já foi reproduzida várias Vezes em imitações e paródias.

1. Davi

Davi-Michelangelo
wikipedia.org

A escultura de Davi retrata o herói bíblico com um realismo anatômico impressionante, sendo considerada como uma das mais importantes do Renascimento. Ela Pode ser vista em Florença, na Itália, lugar onde a obra foi encomendada.

Ela possui 5,27 metros de altura, originalmente encomendada como parte de uma série de outras estátuas de profetas e heróis bíblicos. Davi estava destinado para decorar uma das fachadas de Santa Maria del Fiore. Mas depois de sua conclusão foi posicionada em frente ao Palazzo Vecchio, sede da governadoria de Florença.

 

COMPARTILHAR