Top 10 pinturas mais famosas de Vincent van Gogh

O pintor holandês Vincent Willen van Gogh é conhecido por suas características únicas, em que utilizava tinta a óleo na criação de suas pinturas. O seu estilo de pintura era o expressionismo, caraterística esta, em que ele procurava expressar seus sentimentos e emoções. Pintando assim o medo, a felicidade, a solidão e entre outros, tornando assim sua pintura dramática. Confira agora as principais obras de Vincent van Gogh.

10. Os comedores de batata

Os-comedores-de-batata-van-gogh
wikipedia.org

Pintado por Vincent van Gogh em 1885 em Nuenen, na Holanda, esta pintura pode ser vista no Museu Van Gogh em Amsterdã. Ela é considerada como uma das obras primas do pintor holandês.

Van Gogh escolheu padrões grosseiros e feios com o objetivo em mente que eles seriam naturais e intocados na sua obra final. Segundo o pintor, ele queria demonstrar os lavradores como eles realmente eram. Existem três versões dessa pintura, onde ele teria feito uma litografia da composição “Os Comedores de Batatas” antes de embarcar na pintura.

9. Girassóis

Girassóis-van-gogh
slideshare.com

Esta faz parte de duas séries de pinturas feitas por Van Gogh durante sua vida. Ele teria feito a primeira em Paris, na França em 1887, onde representa as flores no solo. O segundo conjunto seria pintado um ano depois em Arles, em que mostra um buquê de girassóis em um vaso.

Na cabeça do pintor, ambos os conjuntos estavam conectados pelo nome de seu amigo Paul Gauguin, que teria comprado as duas versões de Paris. Oito meses depois ele teria pintado mais dois girassóis com intuito de dar boas-vindas e impressionar Paul Gauguin, onde decorou o quarto de hóspede com as pinturas.

8. O café á noite na Place Lamartine

O-café-á-noite-na-Place-Lamartine
wikipedia.org

Pintura esta de óleo foi produzida pelo pintor holandês em setembro de 1888 em Arles, na França. A tela conta com assinatura de Van Gogh e o título logo abaixo da assinatura. A obra é da posse da Universidade de Yale e pode ser vista hoje em dia na Galeria de Arte da Universidade de Yale em New Haven, Connnecticut, nos Estados Unidos.

A obra retrata o Café de la Gare na Place Lamartine, que era dirigido por Joseph-Michel Ginox e sua mulher Marie. Pintado em uma tela industrial de tamanho 30, mostra o interior do café, com uma porta meio cortinada no fundo, cinco clientes e um garçom.

7. Terraço do Café à Noite

Terraço-do-Café-à-Noite-van-gogh
dasartes.com

Criado também em 1888 pelo artista plástico Van Gogh, esta é uma pintura de óleo que foi mostrada pela primeira vez em 1891. Quadro este que não é assinado pelo pintor holandês, mas é descrito em três letras.

Quem for visitar o lugar, que fica em Arles, pode ficar no canto nordeste da Praça de Fórum, onde seria o local que Van Gogh teria montado seu cavalete. Em 1990 e 1991 eles teriam reformulado o lugar para ficar exatamente como a tela do pintor holandês.

6. Quarto em Arles

Quarto-e- Arles-van-gogh
wikipedia.org

O quarto em Arles é o nome dado a três pinturas de Van Gogh, que ele teria pintado no século XIX. A obra esboça o quarto de pintor em Arles, na França, que é conhecida como a casa amarela.

Ele iniciou a criação da primeira versão em outubro de 1888, versão esta que possui retratos em miniaturas de Van Gogh e seus amigos Eugene Boch e Paul-Eugène Milliet. Em abril de 1889 produziu a segunda versão, e no verão do mesmo ano veio a última versão da obra, mas em um tamanho menor.

5. A vinha Encarnada

A-vinha-Encarnada-van-gogh
wikipdia.org

Sendo a única peça vendida por Van Gogh, esta pintura foi pintada em novembro de 1888. Teria então sido comprado por Anna Boch, em Bruxelas, Bélgica por 400 francos.  Negócio este que foi feito por seu irmão e mecenas Theo Van Gogh em fevereiro de 1890.

O quadro teria sido pintado pelo artista depois de uma chuva, com o pôr-do-sol, pintando assim o chão de violeta e as folhas das parreiras de vermelho. E o toque esverdeado no céu seria então para contrastar com os tons de vermelho quente que envolvem a tela.

4. A noite estrelada

 A-noite-estrelada-van-gogh
wikipedia.org

A pintura noite estrelada de Van Gogh faz parte da coleção de artes do Museu de Arte Moderna de Nova Yorque. A obra descreve a vista da janela de quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do sol nascer, mas com um vilarejo imaginário, criado pelo pintor.

É tida com uma das obras mais famosas do artista plástico holandês e é o símbolo da arte ocidental. Ele teria feito este quadro durante sua estadia no asilo psiquiátrico Saint-Pau-de-Mausole. Durante este período no asilo o pintor fez alguns dos melhores trabalhos de sua carreira.

3. Campo de trigo com cipreste

Campo-de-trigo-com-cipreste-van-gogh
wikipedia.org

Fazendo parte de uma das três pinturas de óleo de 1889 de Van Gogh, esta faz parte de sua série de pinturas de campos de trigo. A pintura descreve campos dourados de trigo maduro, um cipreste provençal de jejum escuro elevando-se como um obelisco verde.

A primeira versão teria sido pintada no final de julho de 1889, pouco depois de completar a “A noite estrelada”, numa época em que ele era fascinado por cipreste. Teria feito então outras duas versões no início de setembro do mesmo ano.

2. Retrato do Dr. Gachet

Retrato-de-Dr. Gachet-van-gogh
dailyTelegraph.com.au

Retratando o Dr. Paul Gachet que cuidou de Van Gogh nos seus últimos anos de vida, esta pintura é uma das obras do pintor holandês mais apreciadas do mundo. Há duas versões desse quadro, que ambos foram pintados em junho de 1890.

Em ambas as pinturas o médico aparece sentado na mesa e inclinando a cabeça no seu braço direito, mas o que as diferencia sãos as cores e o estilo. É a mais cara pintura do artista holandês.

1. Campo de trigo com corvos

Campo-de-trigo-com-corvos-van-gogh
wikipedia.org

Produzida em 1890 por Van Gogh, esta pintura foi citada por muitos críticos como um dos seus melhores trabalhos. Normalmente esta obra é tida como a última pintura do artista plástico holandês. Mas historiadores de arte ainda estão incertos sobre qual foi a última pintura de Van Gogh.

Esta pintura retrata um céu dramático e nebuloso cheio de corvos sobre um campo de trigo. Um sentimento de isolamento é aumentado por uma estrada no meio que leva a algum lugar na direção incerta do voo dos corvos.

 

COMPARTILHAR