Top 10 primeiros presidentes dos Estados Unidos

Depois da adoção do republicanismo foram muitos os presidentes que comandaram os Estados Unidos. Nos tempos atuais o presidente dos Estados Unidos da América (EUA) é visto como uma das figuras políticas mais poderosas do mundo. Conheça então os 10 primeiros presidentes dos EUA.

10. John Tyler (1841 – 1845)

Wikipedia

Décimo presidente dos Estados Unidos da América, John Tyler, nasceu a 29 de março de 1790, no estado de Virgínia. Tyler inicialmente era vice-presidente, ascendeu à presidência depois da morte do presidente William Henry.

Ele então tornou-se então o primeiro presidente ao suceder à presidência sem eleição. Onde ele serviu por mais tempo do que qualquer outro presidente dos EUA que não foi eleito para o cargo. Como um defensor dos direitos dos estados, como presidente, adotou políticas nacionalistas apenas quando não infringiam os poderes dos estados.

9. William Henry Harrison (1841 – 1841)

wikipedia

Um oficial militar americano e político, William Henry Harrison o foi presidente dos EUA que teve o mandato mas breve da história. Vítima de uma pneumonia, ele morreu trinta e um dias depois de ter assumido a presidência da República. Fazendo dele também o primeiro presidente a morrer no cargo.

Morte esta que provocou uma crise constitucional e questões de debates sobre a linha de sucessão presidencial. Devido ao breve tempo de Harrison no cargo, muitos estudiosos e historiadores renunciam a lista-lo em classificações históricas.

8. Martin Van Buren (1837 – 1841)

wikipedia

Martin Van Buren foi o oitavo presidente dos EUA e um dos fundadores do partido democrático americano. Van Buren nasceu em Kinderhook, Nova York a 5 de dezembro de 1782. Filho de pais holandeses, ele foi criado falando holandês e aprendeu inglês na escola, fazendo dele então o único presidente daquele país que falava inglês como segunda língua.

Ele foi governador de Nova York e secretário de Estado dos EUA, foi também o conselheiro-chave durante os oito anos de Andrew Jackson na presidência da República americana.

7. Andrew Jackson (1829 – 1837)

Wikipedia

Antes de ser presidente da República, Andrew Jackson ganhou sua fama como general do Exército dos Estados Unidos. Tendo nascido nas colônias das Carolinas, de uma família escocesa-irlandesa na década anterior à Guerra Revolucionária Americana, Jackson se tornou advogado de fronteira. Antes de entrar na vida política ele serviu brevemente na Câmara dos Representantes e no senado dos EUA.

Após renunciar esse cargo Jackson serviu como juiz da Suprema Corte de Tennessee de 1798 até 1804. Foi nomeado coronel da milícia daquele estado e foi eleito seu comandante no ano seguinte, onde venho a lidera-los em várias vitórias, tornando-se assim um herói americano na época.

6. John Quincy Adams (1825 – 1829)

Wikipedia

Para além de ser o sexto presidente dos Estados Unidos, John Quincy Adams foi o oitavo secretário dos EUA. Natural de Braintree, Massachusetts, como o filho mais velho de John Adams, que serviu como presidente de 1797 a 1801. Ele passou grande parte de sua juventude na Europa, onde seu pai serviu como diplomata.

Durante sua longa carreira diplomática e política, Adams também serviu como embaixador, senador e membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Para alguns historiadores Adams foi um dos maiores diplomatas e secretários de Estado da história americana.

5. James Monroe (1817 – 1825)

Conhecido melhor pelo seu princípio de política externa, que impedia a colonização europeia das Américas. James Monroe foi o último presidente da dinastia da Virgínia, e sua presidência deu ao início ao que é conhecido como a Era dos Bons Sentimentos.

Nascido no Condado de Westmoreland, Virgínia, Monroe era da classe dos plantadores e lutou na Guerra Revolucionária Americana. Ele foi ferido na Batalha de Trenton com uma bala de mosquete no ombro. Depois de estudar direito, ele exerceu o cargo de delegado no congresso continental. Ele tem sido classificado como um presidente acima da média.

4. James Madison (1809 – 1817)

Como o quarto presidente da República dos Estados Unidos da América, James Madison é tido como “Pai da Constituição”. Devido ao seu papel fundamental na elaboração e promoção da Constituição dos Estados Unidos e da Declaração dos Direitos.

Nascido em uma proeminente família de plantadores da Virgínia, Madison serviu como membro da Casa de Delegados da Virgínia e do congresso continental durante e após a Guerra Revolucionária Americana. Ele ajudou a organizar a convenção constitucional, que produziu uma nova constituição para suplantar os ineficazes Artigos da Confederação.

Após a convenção, Madison tornou-se um dos líderes no movimento para ratificar a constituição, fazendo dele então um governador acima da média.

3. Thomas Jefferson (1801 – 1809)

Este foi o principal autor da declaração de independência e mais tarde o terceiro presidente dos EUA. Thomas Jefferson já havia sido anteriormente eleito o segundo vice-presidente daquele país. Ele era um defensor da democracia, do republicanismo e dos direitos individuais que motivaram os colonos a se libertarem do Reino da Grã-Bretanha e formar uma nova nação.

Ele era principalmente de ascendência inglesa, nascido e educado na Virgínia colonial. Gradou-se no Colleger of William e Mary e exerceu brevemente advocacia.

2. John Adams (1797 – 1801)

Um dos fundadores dos Estados Unidos, foi o primeiro vice-presidente e o segundo presidente daquele país. Ele era advogado, diplomata e líder da independência americana da Grã-Bretanha. Foi um diarista dedicado, e correspondente com sua esposa e conselheira Abgail, e registou informações históricas importantes sobre a época.

Um ativista político anterior a Revolução Americana, foi delegado de Massachusetts para o congresso continental e se tornou o principal líder da revolução. Adams desafiou o sentimento anti-britânico e defendeu com sucesso os soldados britânicos contra acusações de homicídio decorrentes do Massacre de Boston.

1. George Washington (1789 – 1797)

Sendo primeiro presidente dos Estados Unidos da América, George Washington comandou as forças Patriotas na vital Guerra Revolucionara Americana. Levando então a nova nação a vitória sobre os britânicos, ele também presidiu a convecção constitucional de 1787, que estabeleceu o novo governo federal.

Nasceu de uma família bem-sucedida de fazendeiros e senhores de escravos na Virgínia colonial. Teve oportunidades educacionais e aos dezessete anos lançou uma carreira de sucesso como agrimensor.  Ele tem sido amplamente comemorado por monumentos, arte, lugares, selos e moeda e tem sido classificado por estudiosos entre os quatros maiores presidentes americanos.

 

COMPARTILHAR